Engana-se quem pensa que a boa forma dos atletas se deve apenas aos exercícios físicos. Além dos treinos regulares, a alimentação dos esportistas é fundamental para seu desempenho e bem-estar. Com este foco, a Nutrição Esportiva é um campo de estudo que evolui todos os dias, para oferecer aos atletas uma alimentação funcional e alinhada às suas necessidades.
Identificar a alimentação ideal, que melhore o desempenho - seja do atleta amador ou profissional - deve considerar não só o organismo de cada um, mas também o tipo de atividade física. Alguns precisam de "explosão" para correr em velocidade; outros querem força física para suportar grandes cargas; outros buscam resistência para atividades de longa duração, e assim por diante.
Seu nutricionista esportivo saberá definir a alimentação ideal para você. E, além dessa orientação individualizada, lembre-se também de algumas dicas que são adequadas a todos que praticam esportes, em qualquer nível:
DICA 1: HIDRATE-SE BEM
Músculos desidratados tendem a sofrer lesões mais facilmente. Hidrate-se, mesmo que não sinta sede, antes, durante e depois da atividade física. Bebidas isotônicas, inclusive, ajudam a repor os eletrólitos.
DICA 2: INCLUA PROTEÍNAS NA ALIMENTAÇÃO
As proteínas - de origem animal ou vegetal - são essenciais para reparar os tecidos musculares que possam ter sido danificados nas atividades esportivas.
DICA 3: CONSUMA ALIMENTOS COM PROPRIEDADES ANTI-INFLAMATÓRIAS
Alimentos ricos em ômega 3 (abacate, azeite, salmão e sardinha, por exemplo) são ótimos para quem pratica exercícios. Reponha também os antioxidantes, vitaminas e minerais, que protegem as células.
DICA 4: NÃO ELIMINE OS CARBOIDRATOS
Quem pratica atividade física precisa consumir carboidratos, para evitar que o corpo "queime" os músculos em busca de energia - que é o oposto do que um atleta deseja.
Siga as recomendações do seu nutricionista esportivo e adote a alimentação ideal para você alcançar seus objetivos de forma saudável e cuidadosa, praticando o esporte que você mais gosta!
#nutricaodoesporte #nutricionistaesportivo #nutricionistaesportiva #nutricionistaesportivafuncional #alimentaçãoesportiva
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário