Não pode tomar álcool com antibiótico
Parcialmente verdade. Não são todos os antibióticos que podem trazer efeitos colaterais com o consumo de álcool. Porém, alguns são realmente contraindicados a misturar com álcool. O metronidazol, indicado para infecções dentais ou vaginais, e o tinidazol, utilizado para tratar infecções em geral, podem causar dor de barriga, ondas de calor, dores de cabeça, tontura e sonolência caso sejam misturados com álcool. A lista também inclui a linezolida e a doxiciclina.
O álcool pode cortar o efeito da pílula do dia seguinte
Mito. A recomendação médica é de que o uso de anticoncepcionais seja indicado caso a mulher tenha vida sexual ativa e não planeje engravidar. E isso vale, inclusive, se ela for adepta do consumo de álcool. Porém, se a mulher tem o desejo de engravidar, a sugestão é que ela cesse o consumo de bebidas alcoólicas. Outro ponto importante: evite tomar a pílula quando sentir enjoo ou náusea, pois ela pode ser ejetada no vômito até duas horas após a ingestão.
Não há problema em tomar álcool após ingerir um antidepressivo
Mito. Bebidas alcoólicas e medicamentos antidepressivos pode ser uma combinação perigosa. Isso porque o álcool pode piorar os sintomas da depressão, tornando-os mais difíceis de tratar. Ele também pode causar um aumento no risco de efeitos colaterais, como sonolência e tontura.
Bebidas alcoólicas com anti-hipertensivos podem causar problemas de saúde
Verdade. O consumo de álcool, especialmente se for acima ou igual a 30 ml/dia, pode estar positivamente relacionado ao risco de incidência de hipertensão entre os homens, incluindo entre os que tomam medicamentos anti-hipertensivos.
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Can I drink alcohol while taking antibiotics? NHS, 2018.
Alcohol and Pregnancy. CDC, 2016.
Mary K. et al. The Association between Alcohol Dependence and Depression before and after Treatment for Alcohol Dependence. ISRN Psychiatry, 2012
Sukyoung J. et al. Positive association of alcohol consumption with incidence of hypertension in adults aged 40 years and over: Use of repeated alcohol consumption measurements. Clinical Nutrition, 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário