Provavelmente você já tenha ouvido falar em alimentos hidropônicos, e que eles são muito saudáveis. Mas você sabe exatamente o que eles são?
Alimentos Hidropônicos são verduras, legumes e frutas cultivados sem a utilização de terra, com suas raízes inseridas diretamente na água.
Esse cultivo costuma ser feito em estufas climatizadas, com estruturas suspensas, feitas com canos e tubos, que mantêm as raízes submersas em uma mistura de água com outros nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento do alimento. Como o ambiente é totalmente controlado e limpo, é possível produzir vegetais de excelente qualidade.
A estufa protege os alimentos da maioria das pragas, da chuva, geadas, ventos e do excesso de sol. O cultivo costuma ser bastante sustentável, com pouco uso de agrotóxicos ou produtos químicos para o controle de pragas e doenças.
Outra vantagem é que, devido ao controle rigoroso de temperatura, os alimentos não dependem de épocas de plantio específicas para crescer, podendo ser plantados ininterruptamente, se desenvolvendo durante todo o ano.
Além disso, diferente do que se imagina, os alimentos hidropônicos economizam água no processo de produção, já que dispensam a irrigação. Há também menor degradação do solo, o que diminui o impacto ambiental.
Pelo processo hidropônico, o crescimento das plantas costuma ser mais rápido do que no cultivo na terra, e quantidades maiores podem ser plantadas, já que os canos onde crescem são distribuídos em diferentes alturas, possibilitando uma área maior de cultivo.
A alface e os vegetais folhosos, como a rúcula e o agrião, são os mais cultivados na hidroponia, mas praticamente todos os vegetais podem ser plantados desta forma. Frutas, vegetais subterrâneos, mudas de árvores e plantas ornamentais também são cultiváveis com esse processo.
A hidroponia é uma forma inteligente de cultivar alimentos, com uso racional de água e respeito ao meio ambiente. É uma ótima forma de oferecer alimentos saudáveis e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde do planeta.
#hidroponia #alimentoshidroponicos #dicasnutricionais #sustentabilidade #alimentacaosaudavel
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário