sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Carpaccio de Beterraba

 

Quando falamos em beterraba, a primeira coisa que vem à mente é a sua cor intensa, vermelho-arroxeada. Essa pigmentação é causada pela betalaína, uma substância que, além da belíssima cor, é rica em antioxidantes, com muitos benefícios à saúde.

A beterraba é uma hortaliça tuberosa, originária da Europa, com sabor ligeiramente adocicado. Pode ser consumida crua ou cozida, geralmente em saladas, sucos, vitaminas ou molhos, mas também como ingrediente de massas para panquecas e bolos.

Suas folhas também podem ser utilizadas, pois são saborosas e nutritivas, ótimas fontes de ferro e fibras, e ajudam a controlar a glicemia e a prevenir a anemia.

A beterraba auxilia na diminuição da pressão arterial, fortalece o sistema imunológico, protege o sistema nervoso, previne o envelhecimento precoce, entre outros.

A receita abaixo é uma "releitura" do carpaccio original, que é feito com fatias finíssimas de carne crua, servidas com molho de mostarda, alcaparras e parmesão. Sua origem se deu em Veneza, na Itália, e o nome é uma homenagem ao pintor italiano Vittore Carpaccio.

Nesta surpreendente e deliciosa versão, a carne é substituída pela beterraba!

INGREDIENTES:


- 1 beterraba
- 1 fatia de queijo minas tipo frescal
- 1 maço de rúcula
- Nozes picadas
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
- suco de 1 limão
- sal e pimenta-do-reino a gosto (ou outro tempero de sua preferência)

MODO DE PREPARO:


Cozinhe a beterraba descascada por cerca de 15 minutos até que fique "al dente", ou seja, cozida, mas com alguma firmeza ao ser mordida.

Prepare o molho, misturando o azeite de oliva com o suco do limão, o vinagre de maçã, o sal e a pimenta.

Corte a beterraba em fatias bem fininhas. Disponha-as em um prato, colocando o molho por cima. Finalize com a rúcula e os cubinhos de queijo.

Sirva frio e surpreenda-se com o sabor agridoce e elegante desse prato super bonito e nutritivo! Bom apetite!

#beterraba #carpaccio #carpacciodebeterraba #receitas #dicasdenutricao

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário