terça-feira, 1 de abril de 2025

Insônia: 8 Alimentos Aliados do Sono

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a insônia afeta cerca de 40% dos brasileiros e 45% da população mundial.

Resolver este problema pode envolver uma série de medidas e tratamentos, com diferentes profissionais. A alimentação pode ser uma grande aliada. Consumir os alimentos certos pode levar você a adormecer mais facilmente e dormir melhor.

Conheça 8 alimentos aliados de uma boa noite de sono:

1️⃣ MEL 🍯

Adicione um fiozinho de mel em um copo de leite desnatado, uma hora antes de se deitar. A pequena quantidade de glicose reduz os níveis de orexina, um neurotransmissor que deixa você em estado de alerta.

2️⃣ GRÃO-DE-BICO OU HOMMUS

São ricos em vitamina B6 e triptofano, um precursor da serotonina, que está envolvida com a produção do principal hormônio do sono: a melatonina.


3️⃣ NOZES

São excelentes fontes de magnésio e triptofano. Uma pequena porção aumenta os níveis de serotonina no cérebro.

4️⃣ ESPINAFRE

É rico em magnésio, que ajuda no relaxamento muscular. É também fonte de cálcio, que leva o cérebro a usar o triptofano e a produzir serotonina.

5️⃣ BANANA 🍌

Contém triptofano e é rica em potássio, um mineral fundamental para o cérebro, com benefícios à memória e à oxigenação cerebral.

6️⃣ CEREJA

As variedades mais ácidas são ricas em melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono.

7️⃣ CHÁ DE CAMOMILA

É um calmante e sedativo natural, que alivia o estresse. Possui um antioxidante chamado apigenina, que se liga a receptores no cérebro e promove o sono.

8️⃣ AVEIA

Também é fonte natural de melatonina. Uma pequena tigela de mingau de aveia ou um biscoito de aveia podem ajudar você a relaxar e adormecer mais facilmente.

Tenha em mente que esses alimentos podem ajudar, mas a insônia é um problema que pode ter diferentes causas. Caso a insônia persista, o recomendável é consultar um médico especialista.

Dormir bem é parte fundamental de uma vida saudável. Faça dos alimentos seus aliados… e boa noite… 🥱😴

#insonia #insônia #nutrição #alimentosparadormir #dormirbem

 

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.