sexta-feira, 16 de julho de 2021

Sopas Imunoestimulantes

 


No inverno, com dias mais frios, o corpo sofre com a redução na temperatura e fica mais propensos a contrair gripes e resfriados. Para se prevenir de doenças e sintomas desagradáveis vale à pena investir numa alimentação caprichada, recheada de alimentos capazes de aumentar as defesas do organismo. Para isso, nada melhor do que uma boa e rica sopa, que aquece a alma, alimenta o corpo e fortalece a imunidade.

 

Sistema imunológico

O sistema imunológico é uma coleção de órgãos, tecidos e células que trabalham juntos para proteger o corpo de doenças, principalmente as causadas por germes. Células imunes são a primeira linha de defesa no combate a enfermidades, e ficam depositadas em diversos órgãos (timo, baço, amígdalas, medula óssea, linfonodos, intestino) ou circulando pelo sangue, esperando os invasores para iniciar o combate. Quanto mais competente é o sistema imunológico, maior a velocidade de resposta às agressões por micróbios, e menor a chance de ficar doente. Durante infecções, o estado de saúde e o status nutricional têm reflexo direto na capacidade imunológica.

 

Comida que fortalece

A boa alimentação atua na imunidade e na prevenção de doenças. Alimentos ricos em vitaminas, sais minerais, polifenois e carotenoides, como folhas, legumes, oleaginosas, grãos integrais, feijões e ervas (salsa, coentro, orégano, alecrim, tomilho), fornecem nutrientes essenciais para a boa saúde geral e a imunidade em especial. Alho, limão, cúrcuma, gengibre são exemplos de alimentos que não podem faltar no cardápio diário. Proteínas (carnes, peixes, ovos, queijos) e gorduras de qualidade (azeite, abacate, manteiga) complementam o arsenal alimentar para a boa imunidade. Todos eles podem entrar na confecção de sopas.

 

Alho e imunidade

O alho é um forte aliado na hora de prevenir e tratar problemas respiratórios. Ele contém diversos compostos ricos em enxofre que conferem ação anti-inflamatória, é excelente fonte de selênio, um poderoso imunoestimulante, e flavonoides como dialil sulfato, aliina, ajoene e alicina, que atuam no fígado estimulando a produção de enzimas ativadoras da imunidade, com ação antioxidante, antiviral e antibiótica, ou seja, ele combate vírus e bactérias. O alho pode e deve ser usado no preparo de sopas. A dose recomendada é de 1 a 2 dentes de alho por dia no mínimo.

 

Canja de galinha

Pesquisadores da University of Nebraska Medical Center descobriram que a canja de galinha contém diversos ativos que estimulam o sistema imunológico. A canja preparada com alho, cebola, cúrcuma ou gengibre, e legumes diversos, como cenoura, tomate, inhame ou batata-baroa, fornece um arsenal de nutrientes que ajudam a combater gripes e resfriados, como as vitaminas C e E, betacaroteno, selênio e zinco. A canja de galinha fornece generosas doses de cisteína, um aminoácido que age diretamente no pulmão - além de proteger o aparelho respiratório, a cisteína tem forte ação mucolítica (ajuda a liquidificar e eliminar o muco). Este conjunto de ativos age melhorando a função pulmonar e reduzindo a produção de muco porque acalma os neutrófilos, células do sangue que ficam muito ativas nos processos virais e acabam por entupir o aparelho respiratório com secreções. A canja ainda possui propriedade anti-inflamatória, o que é benéfico na dor de garganta e outros sintomas gripais.

 


 

Outras sopas

Além da canja, todas as sopas e caldos preparados com alimentos integrais são eficazes no quesito imunidade. Sopas feitas com legumes, feijões e hortaliças, acrescidas de proteínas como frango, carne, peixe e ovos atuam de forma positiva na saúde. Ervas e especiarias aprimoram o sabor e fornecem quantidades de antioxidantes preciosos. Acrescente uma generosa pitada de pimenta do reino para aumentar a biodisponibilidade nutricional - ela é rica em um flavonoide chamado piperina, que estimula a absorção de antioxidantes, vitaminas e minerais.

 

Texto elaborado por: Dra. Tamara Mazaracki. 

 

Título de Especialista em Nutrologia –  Associação Brasileira de Nutrologia;

 

Membro Titular da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia;

 

Pós-graduação em Medicina Ortomolecular, Nutrição Celular e Longevidade – FACIS-IBEHE – Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo e Centro de Ensino Superior de Homeopatia;

 

Pós-graduação em Medicina Estética – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino – IBRAPE.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.


Referências Bibliográficas:

*Nutrients 2020. Strengthening immune system, reducing inflammation & oxidative stress through diet & nutrition.

 

*Chest 2020. Chicken Soup for the Treatment of Respiratory Infections

Nenhum comentário: