sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Maionese

 


A maionese caseira contém mais ovos que a maionese industrializada, por isso apresenta maior teor de colesterol. Além de apresentar o risco de contaminação por salmonela, já que utiliza ovos crus.

Já a maionese industrializada passou por uma reformulação nos últimos anos. Atualmente é basicamente uma emulsão de água em óleo vegetal com pouquíssima quantidade de ovos. Dessa forma, a maionese atual é rica em gorduras insaturadas e pode ser uma boa fonte de vitamina E, dependendo do tipo de óleo utilizado. Os óleos de girassol, de caroço de algodão e açafrão são mais ricos nesse antioxidante.

Ao comprar, sempre leia o rótulo do produto industrializado e preferir as maioneses com menos gorduras saturadas e colesterol e maior teor de gorduras insaturadas. Se a maionese for caseira só consuma se for de local confiável, com boas condições de higiene e de armazenamento. E como todo alimento, não pode ser consumido em excesso, pois não deixa de ser uma fonte de gorduras e calorias.


 



Texto elaborado por: Patrícia Bertolucci

Nutricionista pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

Assessoria a Clubes e Empresas ligadas ao esporte ou com interesse em qualidade de vida.

Responsável pela empresa Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição.

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: