O pão é um alimento que surgiu na Mesopotâmia, há 12 mil anos, em consequência do cultivo do trigo. Em 7000 a.C. foi assado o primeiro pão em forno de barro, no Egito.
A chegada à Europa ocorreu muitos séculos depois, em 250 a.C. Hoje, é um dos alimentos mais versáteis e apreciados no mundo.
Que tal experimentar uma versão de pão saudável e nutritiva, sem açúcar ou aditivos químicos? É o caso do Pão Verde, feito com a farinha Teff - originária da Etiópia -, um cereal sem glúten, que tem sua moagem a partir dos grãos inteiros, com sementes e casca. Como não é refinada, é mais saudável do que a farinha comum.
A farinha de coco clara, também usada na receita, é feita a partir da desidratação da polpa do coco, com baixo teor de carboidratos e gorduras. Favorece o funcionamento do intestino e ajuda no controle dos níveis de colesterol ruim e de açúcar no sangue.
Vamos colocar a mão na massa e preparar nosso pão verde?
Ingredientes:
10 folhas de manjericão (ou espinafre)
3 azeitonas cortadas em rodelas
4 ovos
1/3 de xícara de leite de coco light
1/3 de xícara de água
250g de ricota fresca
½ xícara de farinha Teff (ou de fécula de batata)
½ xícara de farinha de coco clara
Sal e temperos a gosto
2 colheres (café) de fermento químico
Modo de preparo:
Adicione o leite de coco, a água, as gemas e a ricota no liquidificador. Misture adicionando o manjericão e os temperos. Reserve.
Em seguida, bata as claras em neve até ficarem firmes. Reserve.
Em outro recipiente, misture as duas farinhas e o fermento. Coloque o creme verde e as azeitonas em cima e misture até ficar uniforme. Adicione as claras em neve delicadamente, até incorporar tudo.
Coloque em uma forma de pão untada com azeite. Leve ao forno preaquecido a 230 graus, por 40 minutos.
Conserve em geladeira e aqueça antes de consumir, para que o pão verde volte a ficar fofinho.
O pão verde é saboroso, saudável e pode ser servido com pastas de ricota ou soja, ou em saladas.
Mesmo quem está controlando as calorias pode consumir pão, desde que o faça com moderação e escolhas inteligentes. Bom apetite!
#receitinhasaudavel #paoverde #paonatural #paocaseiro #nutricaointeligente
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário