segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Cebolinha: Plante em Casa e Colha Seus Benefícios


Servir refeições saborosas com temperos frescos, produzidos dentro de casa, é uma coisa muito charmosa, cheirosa e natural! 
 
A cebolinha é uma ótima opção para se ter na sua hortinha, pois é super fácil de plantar, versátil, faz bem à saúde e precisa de pouco espaço e tempo para crescer. 
 
Suas folhas e talos podem ser aproveitados e acrescidos aos alimentos depois do fogo ter sido desligado, pois assim, mantêm o sabor e as propriedades nutricionais. Elas podem ser consumidas preferencialmente frescas, mas também ser congeladas, depois de lavadas e picadas. 
 
A cebolinha possui vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a prevenir doenças do coração e o envelhecimento. É também fonte de vitamina K, fundamental para a saúde dos ossos, pois ajuda na fixação do cálcio, fortalecendo os ossos, dentes e diminuindo a propensão à osteoporose. 
 
As cebolinhas são os brotos verdes que surgem antes do bulbo da cebola começar a se formar. É como se fosse uma "cebola prematura", que ainda não cresceu completamente. As folhas são finas, compridas, cilíndricas e ocas, sem formar bulbos como a cebola. 
 
A cebolinha pode ser cultivada em vasos facilmente, mas é preciso que a drenagem seja boa, pois as cebolinhas não gostam de solos muito úmidos. 
 
Plantar é muito fácil: basta colocar na terra o bulbo da cebola com a raiz virada para baixo, em local que receba luz solar. Você vai observar que as folhas crescem rapidamente e podem ser cortadas várias vezes. Colha quando estiverem com 15 a 20 cm de comprimento. 
 
Ter sua própria hortinha em casa significa ter suas ervas sempre fresquinhas, livres de agrotóxicos e de produtos químicos. A cebolinha é uma das ervas que não pode faltar! 
 
 #hortacaseira #cebolinha #condimentosnaturais #temperosnaturais #nutricaointeligente
 
  As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: