segunda-feira, 25 de maio de 2020

Aspectos Funcionais das Bebidas à Base de Erva Mate


Chimarrão, tererê, chá mate solúvel e infusão, são bebidas muito consumidas em nossos país, e a erva traz benefícios interessantes à saúde.

A erva-mate é uma erva muito estudada e muito usada na medicina popular nas desordens: artrite, reumatismo, dores de cabeça, retenção de líquidos e obesidade. Mas dentre as propriedades mais descrita em estudos científicos por estudos científicos estão: seu poder antioxidante, hipoglicemia e hipercolesterolêmico. 

A molécula LDL (considerada a fração “ruim” do colesterol plasmático) pode sofrer ação dos radicais livres, levando à sua oxidação, o que causa mais danos ainda por quem sofre com hipercolesterolemia. E a ingestão de chá mate diminui a peroxidação dessas moléculas no plasma em indivíduos saudáveis.

Um trabalho de 2009 mostrou que a erva mate diminui ainda mais o colesterol daqueles que fazem uso de estatina!

A erva aumenta a concentração de antioxidantes no corpo, por isso, é sim considerada um antioxidante muito eficiente na dieta. E alguns trabalhos mostram ação da erva-mate na obesidade, por conter cafeína e ácidos clorogênicos, esse último, aliás, pode ajudar no controle da glicemia, e pode ser muito saudável sua inclusão em dieta de diabéticos, por exemplo. 



Lembre-se: chá mate tem cafeína e para quem sofre com insônia, pode prejudicar ainda mais, e cuidado com sensibilidade estomacal. 

Procure não ser essa a única fonte de bebida em dias quentes, pois ela tem efeito diurético. 

exto elaborado por: Priscila Di Ciero

Nutricionista formada em 2001, sou pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional e estou em formação para obtenção da certificação do Functional Medicine Institute (USA). Sou self e professional Coach formada pelo IBC e certificada pelo Internacional Society of Sports Nutrition (USA). Atualmente curso pós-graduação em Fitoterapia e atendo em consultório particular na zona sul de São Paulo (SP).

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: