A anemia ocorre quando há pouca hemoglobina no sangue. Essa proteína, presente nos glóbulos vermelhos, é indispensável para o transporte de oxigênio no corpo. Quando seus níveis estão baixos, o organismo inteiro é prejudicado.
O diagnóstico é feito a partir do exame de sangue, solicitado por um médico. Pele pálida, sobretudo nas gengivas, dentro dos lábios, rosto e nas partes internas das pálpebras, estão entre os sintomas mais comuns. Podem ocorrer também palpitações, pois o coração se acelera, para promover o aporte necessário de oxigênio ao corpo.
A sensação de ansiedade também é comum, pois com a ineficiência no suprimento de oxigênio o sistema nervoso também acelera. Pele, unhas e cabelos ficam frágeis e quebradiços. Dores de cabeça, tontura e cansaço também são comuns.
A anemia pode ocorrer não só pela deficiência de ferro, mas também pela carência de ácido fólico, vitamina B12 ou proteínas.
Na maioria dos casos, essa falta pode ser suprida com alimentos e suplementos que repõem os nutrientes. A suplementação de ferro deve ser feita de acordo com a necessidade de cada um. Por isso, casos de anemia devem ser sempre acompanhados por um médico e/ou nutricionista.
Há vários alimentos que ajudam a combater a anemia. Entre eles estão a quinoa, o amaranto, cereais integrais, feijão, grão-de-bico, soja, frutas secas, nozes e sementes, folhas verde-escuras, carnes vermelhas magras, miúdos e frutos do mar.
A vitamina C - disponível especialmente em frutas cítricas - e os alimentos ricos em proteínas melhoram a absorção do ferro presente nos vegetais. Por isso, procure temperar sua salada de folhas com limão, tomar um suco de laranja para acompanhar a refeição ou escolher uma fruta cítrica como sobremesa.
E, enquanto perdurar o diagnóstico de anemia, evite alimentos que inibem a absorção do ferro, como café, chás, mate, leite e derivados.
Busque o acompanhamento de um nutricionista para equilibrar sua alimentação, controlar a anemia e criar uma rotina alimentar mais saudável. Conte comigo!
#anemia #combateranemia #fontesdeferro #dicasaudavel #nutricaofuncional
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário