Sabe-se que a alimentação saudável contribui para a prevenção de várias doenças crônicas, como a hipertensão arterial - ou pressão alta, como é popularmente conhecida.
Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a doença afeta cerca de 30% dos adultos no país. É também uma das principais comorbidades que levam à incapacidade, eventos cardiovasculares e morte, em todo o mundo.
Embora não tenha cura, a hipertensão pode ser controlada, e até prevenida, com um plano alimentar saudável e algumas mudanças de hábitos, evitando-se, por exemplo, os alimentos industrializados, carne vermelha, doces e bebidas com açúcar.
Prefira os alimentos in natura, tanto de origem vegetal quanto animal - sempre evitando o sal, cujo consumo não deve ultrapassar 5 gramas por dia (incluindo-se nesta conta o sal dos alimentos industrializados).
Alguns temperos naturais, como a cebolinha, o manjericão, o alecrim, a sálvia, o louro e o tomilho são excelentes, pois deixam a comida muito saborosa, mesmo com pouco sal.
Alimentos ricos em potássio são também boas escolhas, pois estimulam a eliminação do sódio, que é o grande "vilão" dos hipertensos. Abacate, banana, feijão preto, ervilhas, abóbora, espinafre, laranja e frutas secas (tâmaras e ameixas) são ótimas opções.
Nozes, castanhas e amêndoas (desde que não sejam salgadas) também são bons petiscos. Ricas em magnésio, atuam como vasodilatadores, auxiliando no controle da pressão arterial. São também ricos em vitamina E, um antioxidante natural, que retarda o envelhecimento.
Alimentos ricos em ômega 3, como salmão, atum, azeite e linhaça, também promovem a vasodilatação, auxiliando a reduzir a pressão arterial.
Leite e seus derivados são ricos em cálcio e também ajudam a eliminar o sódio. Prefira sempre as versões desnatadas, com baixo teor de gordura.
Com o acompanhamento médico correto e uma dieta equilibrada, preferencialmente elaborada por um nutricionista, você pode controlar a pressão arterial, sem abrir mão de deliciosas refeições! Afinal, o objetivo é reduzir a hipertensão, não o prazer à mesa!
#hipertensãoarterial #hipertensos #alimentosfuncionais #menossal #hipertensao
Nenhum comentário:
Postar um comentário