Quando se fala em comidas brasileiras, não se pode deixar de fora o açaí: uma frutinha roxa, típica da Amazônia, que ficou conhecida não somente por ser muito saborosa, mas também por ser uma fonte muito rica de energia.
Muitos reconhecem o açaí como um superalimento, por suas propriedades e efeitos positivos ao organismo. É fonte de proteínas, fibras, lipídios, vitamina C, vitamina B1 e vitamina B2, além de Fósforo, Ferro e Cálcio.
O açaí é o fruto de uma palmeira conhecida como açaizeiro - da qual também é extraída uma das variedades mais comuns de palmito. A maior parte do consumo de açaí acontece em forma de polpa congelada, servida como suco, creme, vitamina ou sorvete.
A população do norte do Brasil, mantendo a tradição indígena, usa a polpa do açaí em sua alimentação diária, acompanhando inclusive alimentos salgados, em pratos com peixe e camarão, ou misturado a farinhas, como a farinha de tapioca. É raro ver alguém na Região Norte consumir açaí com guaraná, banana, granola, leite em pó ou leite condensado - misturas comuns em outros estados.
Por ser rico em fitoesteróis, o açaí atua na diminuição dos níveis de colesterol e faz com que parte da gordura que ingerimos seja eliminada na digestão.
Em sua composição estão as antocianinas, antioxidantes que melhoram a circulação, ajudam a evitar o envelhecimento precoce e amenizam quadros de inflamação, desde a acne e a asma, até algumas doenças autoimunes.
O açaí é uma excelente fonte de energia, devido ao seu alto nível de carboidratos e valor calórico. Por isso, mesmo diante de tantos benefícios, é preciso evitar os excessos!
Se você gosta do famoso "açaí na tigela", evite os acompanhamentos muito calóricos, que podem fazer com que uma única tigela chegue a 1000 calorias! Prefira combinações mais saudáveis, com frutas frescas ou secas, cereais e mel.
O açaí é um superalimento tipicamente brasileiro, aliado do corpo e da saúde, além de muito gostoso e refrescante. Consuma com moderação e aproveite seus incontáveis benefícios!
#açaí #acaisaude #acaisaudavel #nutriçãofuncional #acaipuro
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário