quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Açúcar: É Preciso Eliminá-lo Por Completo, Mesmo?

 

Quando o assunto é alimentação saudável, o açúcar costuma ser colocado como um dos maiores vilões. Mas será que é mesmo necessário eliminá-lo completamente da sua vida? 🤔

A resposta depende do contexto e do equilíbrio que você busca. O consumo excessivo de açúcar é contraindicado em certos casos, sim, especialmente para quem sofre de problemas como sobrepeso e obesidade, diabetes, doenças cardíacas e em dietas de emagrecimento.

Mas isso não significa que você precise bani-lo totalmente para ser saudável. Em muitos casos, reduzir é suficiente, sem necessariamente eliminar.

O segredo está na moderação e no tipo de açúcar que você consome. O açúcar presente em frutas, por exemplo, vem acompanhado de fibras, vitaminas e minerais, o que ajuda a evitar picos de glicose no sangue. 🍓🍊

Já o açúcar refinado, usado em grandes quantidades nas sobremesas e nos produtos industrializados, deve ser evitado quando possível, pois oferece calorias vazias, sem benefícios nutricionais importantes.

Você pode, por exemplo, começar a reduzir o consumo de açúcar gradativamente, substituindo refrigerantes ou sucos adoçados por água aromatizada; doces por frutas; açúcar por adoçantes, de preferência naturais; e alimentos industrializados por receitas caseiras, com menos açúcar. 💧🍎

Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença para a sua saúde a longo prazo, sem a necessidade de restrições extremas, às quais é muito difícil aderir.

Geralmente, é a falta de equilíbrio – e não o açúcar – que gera problemas de saúde. O grande problema é o excesso!

O prazer de uma vida saudável está em encontrar o meio-termo entre o que faz bem para o corpo e para a alma. 🧘‍♀️💙

Conte comigo para acompanhar você e pensarmos juntos nas melhores opções, criando uma rotina alimentar com hábitos melhores, mais consciência – e menos vilões.

#NutriçãoInteligente #VidaEquilibrada #ReduzaOAçúcar #SaúdeConsciente #CuidarDoCorpo

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Autossabotagem x Dieta: 5 Dicas Para Evitar Aquela "Boa Desculpa"

 

A decisão está tomada: você resolveu iniciar a dieta e perder peso. Preparou a geladeira e planejou as mudanças de hábitos. 👍

A primeira semana é uma maravilha! Aí vem a segunda, a terceira e, de repente, é como se todo aquele foco se dissipasse. Aparece uma série de desculpas para justificar os deslizes e sabotar a dieta.

A justificativas geralmente são os fatores externos: "esperei por essa festa o ano inteiro"; "não pude negar, seria indelicado"; "um pouquinho não fará diferença"; "eu estava muito triste"; "cinema sem pipoca não dá", e assim por diante.

Soa familiar? Acredite: você não está só. Autossabotar a própria dieta é algo muito comum, mas que você pode evitar, com algumas dicas.

1. CELEBRE OS PEQUENOS SUCESSOS


Cada quilo perdido é motivo de alegria! Estabeleça metas curtas e alcançáveis. Obter sucesso nelas torna o desafio mais interessante e as conquistas mais palpáveis.

2. VARIE O CARDÁPIO


Peça ao seu nutricionista um cardápio variado, que contenha as suas preferências. Explore diferentes cores, sabores e texturas. Comer precisa ser prazeroso! Dietas restritivas demais, ou que não levem em conta suas preferências, podem ser muito mais difíceis de seguir.

3. EVITE "TENTAÇÕES"

Nunca vá às compras com fome e abasteça sua casa somente com alimentos saudáveis, não deixando "esconderijos" onde você guarde suas maiores tentações.

4. SE DESLIZAR, NÃO DESISTA!

Se deslizar, respire fundo e retome imediatamente a dieta - em vez de usar isso como justificativa para abandoná-la!

5. ALIMENTO NÃO PRECISA SER RECOMPENSA!

Quando quiser celebrar, eleja "prêmios" prazerosos, mas que não sejam necessariamente comestíveis - ou, pelo menos, que não sejam calóricos demais!

Mais do que perder peso, fazer dieta significa ganhar saúde e nutrir bons hábitos. Aos poucos, você aprende a tirar o foco da comida, cortar os padrões sabotadores e encontrar prazer em cada uma das suas conquistas, não importa o tamanho delas!

#foconadieta #comercominteligencia #autossabotagem #dietacomprazer #nutricaoévida

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Gelatina: Mitos e Verdades que Você Precisa Saber

 

As gelatinas são muito apreciadas especialmente por quem busca controlar a ingestão de calorias. Têm sabor doce, baixo valor calórico, é acessível e podem ser consumidas a qualquer hora.

Porém, trata-se de um alimento de baixo valor nutritivo - apenas certos tipos oferecem algum benefício ao organismo.

Veja alguns MITOS e VERDADES sobre a gelatina, que você precisa conhecer:

👍 VERDADE: Gelatinas contêm cartilagem de origem animal.

Muitas gelatinas são, sim, produzidas a partir do colágeno presente nas peles, tendões, cartilagem, couro, chifres e ossos de porcos, vacas e galinhas, ou nas peles e escamas de peixes.

😯 MITO: Gelatinas são ricas em colágeno.

Mesmo contendo colágeno de origem animal, o tipo e a quantidade não são ideais para oferecer benefícios significativos ao organismo.

👍 VERDADE: Gelatinas de origem vegetal são mais saudáveis.

As gelatinas compostas por ágar-ágar, extraído de algas marinhas, contêm fibras, podem ajudar a reduzir o colesterol e têm ação antioxidante, anticoagulante, antifúngica e antiviral.

😯 MITO: Gelatinas podem ser consumidas à vontade.

De acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira, gelatinas são alimentos ultraprocessados, com aditivos químicos (corantes, aromatizantes e adoçantes artificiais). Mesmo as versões sem açúcar devem ser consumidas com moderação.

😯 MITO: Gelatina faz emagrecer.

Por si só, o consumo da gelatina não faz ninguém emagrecer, mas a sensação de saciedade que proporciona e as baixas calorias fazem dela um boa substituição para outros alimentos mais calóricos.

"Preciso cortar a gelatina do meu cardápio?". Não, não precisa.

Prefira aquelas à base de ágar-ágar ou opte por uma gelatina sem sabor e adicione sucos ou frutas picadas para saborizar e deixá-la nutricionalmente mais rica.

Consumindo com bom senso, a gelatina pode fazer parte do seu cardápio, especialmente nos momentos em que você faz questão de um docinho, mas não quer se exceder nas calorias!

#gelatina #gelatinasaudavel #alimentosnaturais #dicasdenutricao #mitoouverdade

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Pasta de Amendoim: Delicioso Exemplo de Gordura "do Bem"

 

Muito consumida pelos norte-americanos, a pasta de amendoim vem ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras, mesas e lanches dos brasileiros, principalmente dos adeptos à vida fitness ou em busca de uma alimentação saudável.

As pastas de amendoim originais são produzidas exclusivamente a partir do amendoim, que é torrado seco e moído, até virar um creme com textura pastosa, sem adição de sal, açúcares ou quaisquer adoçantes artificiais.

Além de saborosa, a pasta de amendoim é composta em sua maior parte por óleos naturais com gorduras monoinsaturas - as "gorduras boas". São excelentes fontes de ácidos graxos essenciais, das famílias Ômega 3 e 6, fundamentais para a nossa nutrição, já que não são sintetizadas pelo organismo humano.

São muitos os seus benefícios à saúde, como a ação anti-inflamatória e a proteção cardiovascular. A quantidade de carboidratos é baixa e a concentração de proteínas vegetais é alta, o que é ótimo para vegetarianos, veganos e diabéticos (quando não adoçada com açúcar), pois ajuda no controle da glicemia.

A pasta de amendoim é rica em ácido fólico - uma das vitaminas essenciais envolvidas na renovação celular. Também é rica em magnésio, potássio, além de vitamina E e do complexo B, que ajudam a fortalecer a musculatura.

Ela deve ser consumida preferencialmente algumas horas antes da prática de atividades físicas. Sua digestão é lenta, o que nos mantém saciados por mais tempo. Além disso, seu consumo ajuda a melhorar a disposição e a concentração.

Um detalhe: sempre observe o rótulo do produto para saber exatamente qual é a sua composição! Prefira as que não tenham gordura hidrogenada ou açúcar.

Seu nutricionista poderá informar como inserir a pasta de amendoim em sua rotina alimentar de forma adequada, sem excessos. Com bom senso e a devida moderação, ela pode ser uma ótima aliada da sua dieta e da sua saúde!

#pastadeamendoim #pastadeamendoimintegral #amendoim #alimentaçãosaudável #nutriçãofuncional

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Efeito "Platô": Por que Eu Parei de Emagrecer?

 

É muito comum que, quando alguém começa uma nova dieta, viva uma pequena euforia e um momento cheio de esperanças. Mudam-se os hábitos, os alimentos e as porções.

Nas primeiras semanas, a perda de peso tende a ser significativa e é natural que se espere seguir nesse ritmo até atingir os tão sonhados objetivos - de preferência o mais rápido possível.

Porém, nem sempre é isso que acontece. Passadas algumas semanas, parece que o corpo "se acostuma" à nova rotina e passa a emagrecer em um ritmo mais lento. Cada quilo perdido torna-se fruto de um esforço maior.

É o chamado "efeito platô", uma (indesejada) "estabilização no peso", que pode durar algumas semanas.

As causas podem ser várias, não somente a alimentação. Você pode, por exemplo, estar retendo líquidos, ganhando massa muscular (caso esteja praticando atividade física), tornou-se mais sedentário, entre outros fatores.

Tenha em mente que o corpo tem a capacidade de se acostumar à nova rotina, desacelerando a perda de peso. Para evitar isso, uma boa opção é alternar tipos de dietas, sempre com a orientação de um nutricionista. Essa variação é chamada de "periodização" e ajuda a evitar o efeito platô, acelerando novamente o processo de emagrecimento.

O importante é não desanimar! A ansiedade e frustração causadas pelo efeito platô podem ser grandes sabotadores da dieta - e justamente levar a pessoa a buscar compensação na comida, anulando todos os resultados obtidos até então.

O acompanhamento de um nutricionista ajudará você a atravessar este momento, mantendo-se em sintonia com o seu propósito, tendo suas preferências alimentares e seu estilo de vida respeitados.

Não se importe somente com a balança. O processo de emagrecimento deve ser focado em medidas, em manter-se fiel ao compromisso de perder peso e, mais ainda, nos ganhos para a sua saúde e na sensação indiscutível de maior bem-estar, conquistada a cada dia!

#efeitoplato #dietaeficiente #sucessonadieta #queroemagrecer #orientacaonutricional

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

sábado, 2 de agosto de 2025

5 Caldinhos Funcionais

 

Com a chegada do friozinho, nada melhor do que apostar em caldos quentinhos, cheios de sabor e benefícios para a saúde. Confira essas 5 receitas!

🥕 1. Caldo funcional de Cenoura com Cúrcuma

INGREDIENTES:
3 cenouras em rodelas
1 c. de chá de cúrcuma
1/2 cebola picada
1 c. de sopa de azeite extravirgem
2 xíc. de água
Sal e pimenta a gosto

PREPARO:
Refogue a cebola e a cúrcuma no azeite. Acrescente a cenoura e a água. Cozinhe até amolecer. Bata no liquidificador, ajuste os temperos e sirva quente.

---

🥦 2. Caldo funcional de Brócolis

INGREDIENTES:
1 maço pequeno de brócolis
1/2 cebola roxa picada
1 c. de sopa de azeite extravirgem
2 xíc. de água
Sal e pimenta a gosto

PREPARO:
Refogue a cebola no azeite. Adicione o brócolis e refogue adicionando a água. Cozinhe até ficar macio. Bata no liquidificador até obter um creme liso. Ajuste o sal e a pimenta.

---

🍠 3. Caldo de Beterraba com Limão

INGREDIENTES:
2 beterrabas médias cozidas
Suco de 1/2 limão
1 dente de alho
2 xíc. de água
Sal e pimenta a gosto

PREPARO:
Bata tudo no liquidificador. Aqueça na panela, ajuste os temperos e finalize com o suco de limão para realçar o sabor.

---

🎃 4. Creme de Abóbora com Chia

INGREDIENTES:
2 xíc. de abóbora cozida
1 c. de sopa de sementes de chia hidratadas
1 c. de sopa de azeite
2 xíc. de água
Sal a gosto

PREPARO:
Refogue a abóbora no azeite e adicione a água. Cozinhe por alguns minutos. Bata no liquidificador, volte à panela e adicione a chia. Cozinhe por mais 2 minutos e sirva.

---

🍄 5. Caldo de Cogumelos Paris com Tomilho

INGREDIENTES:
200g de cogumelos paris fatiados
1/2 cebola roxa picada
1 c. de chá de tomilho
1 c. de sopa de azeite
2 xíc. de água
Sal e pimenta a gosto

PREPARO:
Refogue a cebola e os cogumelos no azeite. Acrescente o tomilho e a água. Cozinhe 10 minutos. Bata para obter uma textura cremosa e finalize com os temperos.

Esses caldinhos funcionais, nutritivos e cheios de sabor, são o abraço quentinho que o seu inverno merece. 💛

#caldosfuncionais #comidasaudavel #invernoquente #nutriçãofuncional #receitafácil

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.