segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Efeito "Platô": Por que Eu Parei de Emagrecer?

 

É muito comum que, quando alguém começa uma nova dieta, viva uma pequena euforia e um momento cheio de esperanças. Mudam-se os hábitos, os alimentos e as porções.

Nas primeiras semanas, a perda de peso tende a ser significativa e é natural que se espere seguir nesse ritmo até atingir os tão sonhados objetivos - de preferência o mais rápido possível.

Porém, nem sempre é isso que acontece. Passadas algumas semanas, parece que o corpo "se acostuma" à nova rotina e passa a emagrecer em um ritmo mais lento. Cada quilo perdido torna-se fruto de um esforço maior.

É o chamado "efeito platô", uma (indesejada) "estabilização no peso", que pode durar algumas semanas.

As causas podem ser várias, não somente a alimentação. Você pode, por exemplo, estar retendo líquidos, ganhando massa muscular (caso esteja praticando atividade física), tornou-se mais sedentário, entre outros fatores.

Tenha em mente que o corpo tem a capacidade de se acostumar à nova rotina, desacelerando a perda de peso. Para evitar isso, uma boa opção é alternar tipos de dietas, sempre com a orientação de um nutricionista. Essa variação é chamada de "periodização" e ajuda a evitar o efeito platô, acelerando novamente o processo de emagrecimento.

O importante é não desanimar! A ansiedade e frustração causadas pelo efeito platô podem ser grandes sabotadores da dieta - e justamente levar a pessoa a buscar compensação na comida, anulando todos os resultados obtidos até então.

O acompanhamento de um nutricionista ajudará você a atravessar este momento, mantendo-se em sintonia com o seu propósito, tendo suas preferências alimentares e seu estilo de vida respeitados.

Não se importe somente com a balança. O processo de emagrecimento deve ser focado em medidas, em manter-se fiel ao compromisso de perder peso e, mais ainda, nos ganhos para a sua saúde e na sensação indiscutível de maior bem-estar, conquistada a cada dia!

#efeitoplato #dietaeficiente #sucessonadieta #queroemagrecer #orientacaonutricional

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: