As gelatinas são muito apreciadas especialmente por quem busca controlar a ingestão de calorias. Têm sabor doce, baixo valor calórico, é acessível e podem ser consumidas a qualquer hora.
Porém, trata-se de um alimento de baixo valor nutritivo - apenas certos tipos oferecem algum benefício ao organismo.
Veja alguns MITOS e VERDADES sobre a gelatina, que você precisa conhecer:
👍 VERDADE: Gelatinas contêm cartilagem de origem animal.
Muitas gelatinas são, sim, produzidas a partir do colágeno presente nas peles, tendões, cartilagem, couro, chifres e ossos de porcos, vacas e galinhas, ou nas peles e escamas de peixes.
😯 MITO: Gelatinas são ricas em colágeno.
Mesmo contendo colágeno de origem animal, o tipo e a quantidade não são ideais para oferecer benefícios significativos ao organismo.
👍 VERDADE: Gelatinas de origem vegetal são mais saudáveis.
As gelatinas compostas por ágar-ágar, extraído de algas marinhas, contêm fibras, podem ajudar a reduzir o colesterol e têm ação antioxidante, anticoagulante, antifúngica e antiviral.
😯 MITO: Gelatinas podem ser consumidas à vontade.
De acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira, gelatinas são alimentos ultraprocessados, com aditivos químicos (corantes, aromatizantes e adoçantes artificiais). Mesmo as versões sem açúcar devem ser consumidas com moderação.
😯 MITO: Gelatina faz emagrecer.
Por si só, o consumo da gelatina não faz ninguém emagrecer, mas a sensação de saciedade que proporciona e as baixas calorias fazem dela um boa substituição para outros alimentos mais calóricos.
"Preciso cortar a gelatina do meu cardápio?". Não, não precisa.
Prefira aquelas à base de ágar-ágar ou opte por uma gelatina sem sabor e adicione sucos ou frutas picadas para saborizar e deixá-la nutricionalmente mais rica.
Consumindo com bom senso, a gelatina pode fazer parte do seu cardápio, especialmente nos momentos em que você faz questão de um docinho, mas não quer se exceder nas calorias!
#gelatina #gelatinasaudavel #alimentosnaturais #dicasdenutricao #mitoouverdade
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário