quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Pasta de Amendoim: Delicioso Exemplo de Gordura "do Bem"

 

Muito consumida pelos norte-americanos, a pasta de amendoim vem ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras, mesas e lanches dos brasileiros, principalmente dos adeptos à vida fitness ou em busca de uma alimentação saudável.

As pastas de amendoim originais são produzidas exclusivamente a partir do amendoim, que é torrado seco e moído, até virar um creme com textura pastosa, sem adição de sal, açúcares ou quaisquer adoçantes artificiais.

Além de saborosa, a pasta de amendoim é composta em sua maior parte por óleos naturais com gorduras monoinsaturas - as "gorduras boas". São excelentes fontes de ácidos graxos essenciais, das famílias Ômega 3 e 6, fundamentais para a nossa nutrição, já que não são sintetizadas pelo organismo humano.

São muitos os seus benefícios à saúde, como a ação anti-inflamatória e a proteção cardiovascular. A quantidade de carboidratos é baixa e a concentração de proteínas vegetais é alta, o que é ótimo para vegetarianos, veganos e diabéticos (quando não adoçada com açúcar), pois ajuda no controle da glicemia.

A pasta de amendoim é rica em ácido fólico - uma das vitaminas essenciais envolvidas na renovação celular. Também é rica em magnésio, potássio, além de vitamina E e do complexo B, que ajudam a fortalecer a musculatura.

Ela deve ser consumida preferencialmente algumas horas antes da prática de atividades físicas. Sua digestão é lenta, o que nos mantém saciados por mais tempo. Além disso, seu consumo ajuda a melhorar a disposição e a concentração.

Um detalhe: sempre observe o rótulo do produto para saber exatamente qual é a sua composição! Prefira as que não tenham gordura hidrogenada ou açúcar.

Seu nutricionista poderá informar como inserir a pasta de amendoim em sua rotina alimentar de forma adequada, sem excessos. Com bom senso e a devida moderação, ela pode ser uma ótima aliada da sua dieta e da sua saúde!

#pastadeamendoim #pastadeamendoimintegral #amendoim #alimentaçãosaudável #nutriçãofuncional

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: