Que a alimentação das crianças precisa de uma atenção especial, você já sabe.
Mas, quando ela tem algum problema de saúde, o cuidado deve ser redobrado.
O diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal da quantidade de açúcar, também conhecida como glicose, no sangue.
A glicose é uma importante fonte de energia para as células e para o cérebro. Porém, quando aumentada, pode trazer diversos prejuízos. Os mais conhecidos são dificuldade de cicatrização, doenças cardiovasculares e cegueira.
Há dois tipos de diabetes: tipo 1 e tipo 2. Em crianças, o mais comum é o tipo 1, que acontece quando o pâncreas deixa de funcionar. É considerada uma doença autoimune, ou seja, o organismo, por alguma razão desconhecida, começa a produzir anticorpos que destroem a capacidade do pâncreas em produzir a insulina. Com isto, o diabético tipo 1 depende da dose diária de insulina para viver.
Em geral, os sintomas do diabetes incluem:
- Urinar excessivamente, inclusive acordar várias vezes a noite para urinar
- Sede exagerada
- Aumento do apetite
- Perda de peso
- Cansaço
- Infecções frequentes, sendo as mais comuns, as infecções de pele
A dedicação e o carinho dos pais são fundamentais para que a criança conviva bem com a doença. Veja algumas dicas:
- As refeições precisam ter horários fixos para que o organismo tenha sempre energia
- Evite oferecer alimentos gordurosos
- É ideal oferecer seis refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã e da tarde, almoço, jantar e – dependendo do horário que a criança for dormir – lanche da noite
- A dieta deve ser rica em fibras e pobre em açúcar, gorduras e sal
- Evite, ao máximo, a oferta de alimentos ricos em açúcares de absorção rápida, como o refinado e o cristal
- Troque o arroz branco e o macarrão comum pela versão integral
- Evite também os adoçantes naturais. O mel, o açúcar mascavo e o caldo de cana possuem sacarose, a maior vilã do diabetes
- Ofereça frutas, legumes e verduras diariamente
Atualmente, alguns padrões internacionais já liberam o consumo de 10% de sacarose na dieta de um diabético. Se uma criança consumir 1.000 calorias diárias, 100 delas podem vir de alimentos ricos em açúcares, como bolos e doces. Porém, uma alimentação descontrolada pode afetar os níveis de glicose, levando a diversos problemas de saúde.
Importante: o acompanhamento do médico e do nutricionista são essenciais para a manutenção da saúde e qualidade de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário