quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Arroz Integral

Tradicionalíssimo no prato do brasileiro, o arroz tem alta concentração de carboidratos e, por isso, é uma excelente fonte de energia. O grão integral  fornece proteínas, vitaminas, minerais e fibras.

A fibra presente no arroz integral trabalha na retenção de água e, por isso, previne a constipação. Além disso, cumpre papel importante na redução da pressão arterial, no controle do colesterol e da glicose sanguínea. O arroz integral tem ainda fósforo, potássio, magnésio e vitaminas do complexo B.

O tocoferol, também conhecido como vitamina E, marca presença no arroz integral e dá aquela mãozinha no coração e no desenvolvimento físico das crianças, neutralizando doenças pulmonares comuns na infância, cicatrizando feridas e melhorando a função do sistema imunológico.

Por que não o branco?

A principal diferença entre o arroz branco e o integral é que o primeiro passa por um processo de polimento que remove todas as camadas externas e os gérmens dos grãos. Com eles, boa parte dos nutrientes se vão, como as fibras, as vitaminas e os minerais. Assim, o arroz branco tem menor valor nutricional quando comparado ao arroz integral.

Turbine os nutrientes!

Por cima da panela que estiver cozinhando o arroz, coloque uma panelinha para cozinhar legumes a vapor. Assim, a água dos legumes vai se misturar com a água do arroz. E, para facilitar ainda mais, depois de cozinhar os alimentos, pique e leve-os ao congelador. Assim, da próxima vez que for preparar arroz, é só pegar do congelador e levar direto para a panela.

De molho

Apesar de as embalagens de arroz informarem que não é necessário lavar os grãos antes do preparo, por aqui, a recomendação é outra. A lavagem ajuda a eliminar o arsênico, que pode estar presente nos grãos e afeta o desenvolvimento da imunidade, impactando no crescimento e no desenvolvimento do QI.

Como oferecê-lo à criança

O arroz vai bem com tudo e, como é macio, faz muito sucesso com os pequenos desde a introdução da alimentação complementar. Você pode oferecê-lo cozido, amassadinho, em bolinho, sopas, risotos ou em forma de mingau.

Melhores combinações

O parceiro mais famoso do arroz é o feijão. Mas os grãos formam múltiplas combinações: vão bem acompanhados de carnes, saladas, refogados, com diferentes temperos, com lentilhas, no forno e com o que mais sua criatividade mandar.

Bolinho de Arroz Integral com Legumes (Indicado a partir de 9 meses)

Ingredientes:

- 1/2 cenoura ralada;

- 4 colheres de sopa de brócolis cozidos picados;

- 1 dente de alho picado;

- 3 xícaras de chá de arroz integral cozido sem sal;

- 2 ovos caipiras;

- 2 colheres de sopa de cheiro verde;

- 3 colheres de sopa de farelo de aveia


Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 200 graus por 10 minutos. Em uma tigela grande, acrescente todos os ingredientes e misture com uma colher até que todos estejam bem misturados. Enrole os bolinhos um a um. Unte uma assadeira com azeite ou óleo de coco. Coloque os bolinhos na assadeira com mais ou menos dois dedos de distância entre eles. Asse por aproximadamente, 20 minutos. Vire os bolinhos e asse por mais 15 minutos. Espere esfriar e sirva.

 



As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

De Vuono, T. 101 alimentos para seu filho comer antes de crescer. 1 ed. Bauru, São Paulo: Astral Cultural, 2019.

Nenhum comentário: