quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Os Benefícios da Batata Doce

A batata-doce, também conhecida como batata da terra ou batata da ilha, dependendo da região do país, é um alimento funcional, com grandes benefícios para a saúde, e que pode ser aproveitado das mais diversas formas na culinária. Geralmente está presente nas dietas esportivas de quem pratica muitas atividades físicas.

Muito saborosa, a batata-doce é rica em nutrientes como vitaminas A, do complexo B e E, além de minerais como ferro, cálcio, magnésio, potássio e fósforo.

Suas fibras ajudam na sensação de saciedade e controle do apetite, especialmente valiosos para quem deseja emagrecer, auxiliando também na queima de gorduras. O pigmento antocianina é um agente antioxidante presente na batata-doce, que ajuda a diminuir os perigos dos metais pesados e radicais de oxigênio.

A batata-doce pode ser consumida com ou sem casca, e preparada de várias formas: desde cozida, assada no forno, grelhada, em saladas, e pode ser incluída nas refeições principais acompanhada por vegetais e alimentos ricos em proteínas e com baixo teor de gordura, como frango ou peru, ovos ou peixe. Desta forma, ela favorece também o ganho de massa muscular.

A batata-doce contém substâncias antioxidantes, que combatem os sinais da idade, deixando a pele mais saudável. Ela também promove o bom funcionamento do sistema digestivo, aumenta a energia e ajuda na imunidade, afastando resfriados e gripes. E ainda auxilia no controle do colesterol, o que diminui a propensão a doenças cardiovasculares.

Tantos benefícios encontrados em um único alimento! Incrível, não é?

Mas vá com calma! Como todo alimento, quando consumida em excesso a batata-doce pode contribuir para o ganho de peso, já que é uma rica fonte de carboidratos. O importante é consumi-la com moderação, evitar os exageros e aproveitar todos os benefícios deste alimento delicioso e tão rico em benefícios para o corpo e para a saúde!

#batatadoce #batatadoceassada #batatadocecozida #comersaudavel #nutricaosaudavel

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: