Sim, comer devagar por ser um aliado da perda de peso - muito mais pelos seus efeitos mentais do que físicos.
Na verdade, comer devagar aumenta sua atenção e sua consciência para a experiência como um todo. Você sente melhor os sabores, texturas, aromas e, principalmente, aumenta o prazer em cada detalhe do alimento.
Esta atenção aumentada também ajuda você a perceber quando já está saciado e não precisa continuar a se alimentar, nem precisa encher o prato para sentir que está satisfeito.
Fazer as refeições rapidamente é sinal de que a comida está "em segundo plano"; é uma tarefa que precisa se cumprida o mais rápido possível. Isto pode fazer com que nem se perceba qual foi o alimento consumido, além de ser uma forma de permitir que a ansiedade seja a guia daquele momento.
Nosso cérebro leva cerca de 20 minutos para reconhecer que o estômago está cheio e nos dar a sensação de saciedade e satisfação. Portanto, comer com pressa pode fazer com que você coma mais do que o necessário. A pressa é amiga dos excessos.
A digestão começa pela boca! Por isso, ao ingerir o alimento é muito importante que você o mastigue devagar. Neste momento, sinais são enviados para o sistema digestivo, levando à produção das que atuam na digestão e levam à absorção dos nutrientes. O ideal é que esse alimento chegue ao trato digestório no momento em que o corpo está "pronto" para recebê-lo.
Comer devagar pode, sim, ser um aliado de quem deseja emagrecer. É uma experiência de consciência, que começa com a apreciação visual do alimento, envolve a mastigação e até mesmo os intervalos entre as "garfadas".
Escolha, sempre que possível, um ambiente tranquilo para o seu momento de refeições e reserve um tempo especial somente para isto. Lembre-se que, para quem deseja emagrecer e ser ainda mais saudável, tão importante quanto escolher o que vai compor o seu prato é a forma como você vai consumi-lo.
Mude sua relação com a comida. Mastigue devagar e muitas vezes, apreciando o prazer do momento. Isso é bom para seu corpo e para sua mente!
#comerdevagar #comerdevagarfazbem #habitossaudaveis #alimentacaosaudavel #nutricaoesaude
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário