A betalaína é a estrela da composição da beterraba e a grande responsável pela cor da raiz. A substância é um excelente antioxidante natural, que age contra o envelhecimento celular, reduz o risco de alguns tipos de câncer e é base para a produção de óxido nítrico, que relaxa os vasos sanguíneos e permite que mais nutrientes cheguem aos músculos.
A beterraba também tem quantidades importantes de água e de fibras que combatem o intestino preso, e valores significativos de potássio, sódio, fósforo, magnésio e cálcio, que equilibram as funções dos músculos e dos nervos e ainda fortalecem os ossos, os dentes e os cabelos.
Beterraba, tem ferro, né?
Sim. Mas a gente não pode contar muito com ele. Apesar de ter ferro em sua composição nutricional, a beterraba é um alimento com baixa absorção de ferro pelo organismo. Então, colocar beterraba no feijão não ajuda muito a fortalecer a dose necessária de ferro para seu filho. Para atingir essa meta, existem outros alimentos mais indicados: brócolis, laranja, açaí.
Como oferecê-la à criança
A beterraba pode ser consumida crua, bem ralada, cozida no vapor ou na água. Dá também para transformá-la em purê, caldo, em sopa e combinar com outros legumes. Ela pode ser utilizada para dar cor em outros alimentos, como panquecas e bolinhos.
Melhores combinações
O suco de beterraba faz muito sucesso. A cor da bebida chama a atenção e o sabor docinho dela é um copo cheio de vitaminas para as crianças. Fica delicioso com cenoura, acerola e ainda dá para trocar a água pela água de coco. Inclua beterraba no arroz enquanto ele cozinha; acrescentar na mistura do hambúrguer caseiro também é uma ótima ideia.
Suco de beterraba é bom para a pressão?
Sim. O suco de beterraba é rico em um nutriente chamado nitrato, uma substância que passa por conversões no nosso corpo até se transformar em óxido nitroso. O óxido nitroso é responsável por reduzir a pressão porque ele dilata os vasos sanguíneos, facilitando a passagem do sangue, sem que ele precise pressionar os vasos para correr pelo organismo.
Mas, vale ressaltar que para ver essa redução na pressão, pessoas com hipertensão que participaram de estudos tiveram que tomar por pelo menos 60 dias, de 75 a 250 ml de suco de beterraba. Isso quer dizer que, se você tem pressão alta, um copo de suco de beterraba não vai baixar a sua pressão, mas se você tomar com frequência, é possível ver melhora.
Folhas e talos
Assim como a raiz, eles são ricos em nutrientes: têm ferro, potássio, sódio, vitamina A e C e alto teor de fibras. Depois de bem lavados, dá para consumir como salada crua ou como refogados, em caldos e sopas.
Período de safra
De Janeiro a Março e Outubro.
Purê de Beterraba com Gengibre (Indicado a partir de 9 meses)
Ingredientes:
- 1 e 1/2 beterraba;
- Gengibre;
- 200ml de água;
- 4 cubos de caldo de legumes caseiro;
- 1 colher de sobremesa de azeite.
Modo de Preparo:
Pique a beterraba e rale o gengibre. Cozinhe tudo em uma panela com água e o caldo de legumes caseiro. Quando a beterraba estiver bem cozida, retire a água da panela e amasse o legume com um garfo. Para finalizar, adicione o azeite.
De Vuono, T. 101 alimentos para seu filho comer antes de crescer. 1 ed. Bauru, São Paulo: Astral Cultural, 2019.
Benjamim Cicero Jonas R., Porto Andrey Alves, Valenti Vitor Engrácia, Sobrinho Andressa Crystine da Silva, Garner David M., Gualano Bruno, Bueno Júnior Carlos Robert. Nitrate Derived From Beetroot Juice Lowers Blood Pressure in Patients With Arterial Hypertension: A Systematic Review and Meta-Analysis, Frontiers in Nutrition, vol. 9, 2022, doi: 10.3389/fnut.2022.823039
Nenhum comentário:
Postar um comentário