domingo, 18 de abril de 2021

Prós E Contras do Agave Nectar



Agave néctar é o novo “queridinho” das pessoas que fazem dieta e passaram a comprar o alimento com intuito de ajudar no emagrecimento, baseado na mídia em divulgar que é de baixo índice glicêmico e ser melhor para adoçar a vida dos diabéticos inclusive. Será que é verdade? Será que é seguro adicionar na dieta dos diabéticos assim?

O agave néctar vem de um cactus mexicano, e é composto basicamente por frutose (ao redor de 85%). Como o açúcar (sacarose), o néctar de agave fornece 4 calorias por grama, mas é mais doce que o açúcar, menos do que pode ser necessário para atingir o mesmo grau de doçura. Por isso, uma menor quantidade do alimento acaba sendo usado pra adoçar, se comparado ao açúcar de mesa. Seu índice glicêmico (IG), segundo o site http://www.glycemicindex.com/, gira ao redor de 10-20, apontado como baixo índice glicêmico. Alimentos com baixo IG não provocam grande aumento do açúcar no sangue, como os alimentos com maior alto índice glicêmico. Portanto, se néctar de agave tem um IG mais baixo do que outros adoçantes (GI de mel é de 55, por exemplo), mas ser adequado à dieta do diabético já é outra história. Devemos levar em consideração outros fatores, como hábito alimentar, uso de medicamentos, rotina de exercícios, etc.

Resumindo: se você é diabético, CONSULTE seu médico e nutricionista antes de pensar em usar o agave em sua dieta.

Ainda não vi publicado nenhum benefício à saúde com o consumo do agave nectar, e devido a excassez de pesquisas com o tema, ainda acredito que muito do que se é postado em mídias sociais e até nos rótulos dos alimentos, seja empirismo.

Nós não sabemos exatamente qual o impacto agave néctar tem sobre o metabolismo humano, mas sabemos sobre o impacto do açúcar e da frutose. O açúcar de mesa contém 50 % de frutose e 50 % de glicose . O mel tem proporções semelhantes : 50% de frutose, 44 % de glicose , 1% de sacarose. O agave é, em sua maioria, frutose.

Há algumas evidências que sugerem que o excesso de frutose impacta negativamente no metabolismo, aumentando triglicérides e gordura abdominal. Visto que o néctar de agave contém uma proporção mais elevada de frutose que a maioria, se não todos, os outros adoçantes existentes no mercado, as preocupações sobre a frutose pode razoavelmente aplicar a agave néctar bem. Consumir açúcar demais, em todas as suas formas, terá impacto negativo à saúde.

Então, agave nectar tem baixo índice glicêmico comparado a outros açúcares e ao mel, mas sua alta quantidade de frutose pode impactar na saúde. Por outro lado, o agave néctar é mais doce que o açúcar, e pode ser utilizado  na dieta em menores, e não acredito que fará mal pequenas quantidades para pessoas saudáveis, mas não se iluda achando que vai consumir o agave nectar de qualquer maneira em sua dieta e que vai emagrecer, ok?

 

Texto elaborado por: Priscila Di Ciero

 

Nutricionista formada em 2001, sou pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional e estou em formação para obtenção da certificação do Functional Medicine Institute (USA). Sou self e professional Coach formada pelo IBC e certificada pelo Internacional Society of Sports Nutrition (USA). Atualmente curso pós-graduação em Fitoterapia e atendo em consultório particular na zona sul de São Paulo (SP).  
 
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: