terça-feira, 3 de agosto de 2021

Hidratação e Imunidade

 


Imunidade é definida como a resistência a doenças, mais especificamente a doenças infecciosas. O conjunto de células, tecidos, órgãos e moléculas que são intermediários na defesa às infecções é chamado de sistema imunológico ou sistema imune.

O sistema imune atua na eliminação de agentes e moléculas estranhas, o que leva ao aparecimento de respostas específicas e seletivas, que têm a finalidade de manter o equilíbrio no organismo. Um dos mecanismos de defesa é a imunidade inata, onde temos a barreira natural, constituída pela integridade da pele, mucosas entre outras. 

Uma hidratação inadequada resseca as mucosas e as tornam vulneráveis às infecções, compromete as funções do sistema imunitário, estimula a inflamação, sobrecarrega o coração e os rins, compromete as funções cognitivas do cérebro e causa fadiga e desmaios.

A desidratação muda a fluidez do sangue, o que compromete o transporte de nutrientes e oxigênio que, por sua vez, impede o funcionamento adequado das células e atrapalha a resposta imunológica do nosso organismo. Manter a hidratação adequada do nosso corpo permite o funcionamento da imunoglobulina IgA (presente principalmente na saliva), que é um anticorpo importante para a defesa imunológica contra infecções.

A água está distribuída em dois espaços principais, dentro e fora das células, denominados intracelular e extracelular, respectivamente. No espaço intracelular está cerca de 65% do total de água corporal, restando ao espaço extracelular os demais 35%, divididos nos espaços intersticiais (entre as células).

Para a manutenção da saúde, o indivíduo deve consumir água constantemente. Uma pequena parte da água, que precisamos para suprir algumas necessidades diárias, é formada pelo nosso corpo. Porém, essa quantidade, está em torno de 250 - 350ml apenas, o que é insuficiente, tornando essencial a ingestão frequente.

A água também é encontrada em alimentos, preparações culinárias e bebidas, porém, além dessas fontes, ela deve ser consumida em sua forma pura.

As perdas diárias de água, pela urina, suor, evaporação pela pele, respiração e fezes, precisam ser repostas em volumes de 2,0 litros/dia (mulheres) e 2,5 litros/dia (homens). A hidratação é especialmente importante nos idosos, já que nesta população a sensação de sede está diminuída e eles são mais susceptíveis à desidratação. Além disso, a água, por ser o principal solvente do organismo, possibilita a ocorrência de diversas reações químicas e favorece o transporte dos nutrientes, moléculas e outras substâncias orgânicas, auxilia na regulação da temperatura corporal, além de atuar no funcionamento de vários órgãos, principalmente rins, intestino e sistema circulatório, controlar a pressão sanguínea e favorecer a eliminação de toxinas. 

Portanto, é essencial o consumo diário suficiente de água para melhorar a imunidade, para o funcionamento adequado do organismo e promoção da saúde. 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Costa, JB. Hidratação e Imunidade. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Disponível em: www.codeagro.agricultura.sp.gov.br Acessado em 03/08/2021.
 
 Azevedo, PS       et al.  Água, Hidratação e Saúde.  Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. São Paulo, nov. 2016.  
 
 Teva, A. et al.Conceitos e Métodos para a Formação de Profissionais em Laboratórios de Saúde. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fiocruz. vol.4 p19. Rio de Janeiro, 2009.

Nenhum comentário: