domingo, 1 de agosto de 2021

Chá Verde: Cuidado Ao Prescrever!

 


Eu quero falar com você sobre o Chá verde e outros chás que podem causar danos ao seu paciente se não for cuidadosamente prescrito.

 

Muita atenção agora: O chá que você prescreve pode ser tóxico ao fígado.


​Sim, alguns chás, esses ‘inofensivos’ chás, podem causar hepatotoxicidade.


​Isso mesmo: HEPATOTOXICIDADE.

Eu me pergunto se todos os nutricionistas que prescrevem chás sabem disso.

​Por isso, meu papel nesse momento é informar o maior número possível de nutricionistas para que se atentem a esse detalhe que fará toda a diferença na vida de seus pacientes.

​Em suma, as pessoas acometidas de HEPATOTOXIDADE não apresentam sintomas claros. Muitos podem apresentar cansaço, olhos amarelos, alterações na pele, náuseas e vômitos sem motivo aparente, urina escura e perda da função do fígado.

​Por isso a importância de avaliar o paciente antes de prescrever chás.

Chá Verde

 

O Chá Verde, por exemplo, é um desses chás que todo mundo toma, muitos adoram, mas poucos sabem como ele pode causar danos ao fígado.

​Sim, o querido Chá Verde, pode ser um agente danoso ao fígado do seu paciente, se ele não for um “bom metabolizador” das catequinas dos chás.

 

​Eu te pergunto: Você já prescreveu chá verde sem saber como anda a saúde do fígado do seu paciente?

Eu particularmente acredito que muitos nutricionistas já devam ter prescrito chá verde para seus pacientes sem terem sequer noção da sua hepatotoxicidade.

 


Então um simples chazinho tomado eventualmente pode ser prejudicial para o seu paciente?

Depende de vários fatores. Um desses fatores é a condição atual do fígado e a capacidade individual de metabolizar os componentes do chá.

Além disso, muitos estudos relataram pessoas que tiveram efeitos adversos ao consumir o Chá verde. E não foram simples sintomas.

Os casos como hepatotoxicidade e distúrbios gastrointestinais, especialmente quando consumido com o estômago vazio, foram citados por muitos pesquisadores em vários estudos.

 

Você consegue imaginar uma pessoa consumindo Chá Verde e de repente se ver com náusea ou vomitando?

 

Para muitas pessoas o chá verde é seguro e confere benefícios, mas o que é bom para uns pode não ser bom para outros. Por isso a importância do nutricionista saber lidar com a individualidade bioquímica do paciente.

No caso de gestantes, por exemplo, você sabia que fitoterápicos podem promover o aborto?

Podem ser teratogênicos e aumentar o risco de sangramento materno ou ainda causar impacto nos hormônios neonatais devido à natureza hormonal que alguns fitoterápicos possuem.

Além disso, um estudo recente mostrou que 67 fitoterápicos são contraindicados na gestação. Você sabe quais são esses fitoterápicos? Será que você não está prescrevendo algum deles?

Por isso eu defendo que todo profissional da Nutrição deve ser capaz de entender que cada pessoa é única. E cabe a esse profissional ser capaz também de avaliar o paciente, entender suas necessidades e saber conduzir as orientações nutricionais adequadas.

Seja prescrevendo um alimento, um suplemento ou um simples chá verde.

Por isso reforço, estude fitoterapia mesmo que você prescreva somente chás.

Nesse sentido, tenho certeza de que o conhecimento em fitoterapia será fundamental para você levar mais saúde e resultado ao seu paciente. Entenda que “natural” nem sempre é sinônimo de “seguro”.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 


Referências Bibliográficas:


PUJOL, AP. Chá Verde: cuidado ao prescrever! Instituto Ana Paula Pujol. Disponível em: www.institutoanapaulapujol.com.br Acessado em: 01/08/2021.

Nenhum comentário: