domingo, 8 de agosto de 2021

Hipercolesterolemia

 


Colesterol é um elemento lipídico (gordura) existente em nosso organismo, tido como vilão da alimentação, mas fundamental para garantir a vida. O corpo precisa dele para produzir hormônios sexuais, bile, vitamina D, membranas celulares e a bainha dos nervos. A maior parte do colesterol que precisamos é produzido pelo nosso organismo e o restante conseguimos através da alimentação, vinda de alimentos de origem animal, como carnes, leite e derivados integrais, ovos e etc.

Quem transporta o colesterol pela corrente sanguínea são as chamadas lipoproteínas. As LDLs (lipoproteínas de baixa densidade) são conhecidas como o colesterol "ruim" porque depositam o colesterol nas paredes das artérias, possibilitando o surgimento de aterosclerose e criando um risco maior de doenças do coração. Já as HDLs (lipoproteínas de alta densidade) removem o colesterol das paredes das artérias e de outros tecidos, levando-o para o fígado onde será metabolizado para ser eliminado do corpo. Por este motivo são conhecidas como o colesterol "bom". Os níveis de HDL devem estar acima 60mg/dl e os, de LDL abaixo de 130mg/dl para não aumentar o risco de doenças cardiovasculares, que já são a principal a causa de morte em todo o mundo. Exames frequentes devem ser realizados para que haja controle dos níveis destas lipoproteínas no organismo e medidas preventivas sejam tomadas.

Exercitar-se regularmente, manter o peso ideal e controlar o nível de estresse são medidas que podem reduzir os colesterol ou melhorar a relação LDL / HDL. Se as mudanças na alimentação e no estilo de vida não conseguirem reduzir o colesterol no sangue, deve-se recorrer à prescrição de medicamentos.



Dicas Nutricionais:

 

Evite o consumo exagerado de alimentos ricos em gordura saturada, principal vilão no aumento de LDL. Ela está nas carnes vermelhas, leite e derivados integrais, manteiga, creme de leite, biscoitos, embutidos gordos e etc.;

Evite totalmente o consumo de alimentos que contenham gorduras trans. Muitos estudos sugerem que esse tipo de gordura seja pior que a gordura saturada, pois além de aumentar o LDL, pode baixar o HDL. A gordura trans está presente na gordura vegetal hidrogenada, em alguns tipos de margarina, nos biscoitos, nos salgadinhos industrializados e em alguns produtos de panificação. 
 
Procure realizar atividades aeróbicas para aumentar o HDL. 
 
Consuma alimentos com alto teor de ácidos graxos monoinsaturados, como azeite de oliva, amêndoas, abacate e peixes gordurosos como salmão e anchova, que ajudam a aumentar os níveis de HDL no organismo; 
 

 
 
Há evidências que o consumo moderado de vinho ajude a baixar os níveis de LDL e aumentar de HDL, mas consuma até 1 taça por dia, quando este não for prejudicial a alguma outra disfunção; 
 
Inclua molho de tomate natural em sua alimentação, que é rico em licopeno, substância que também auxilia na prevenção de aterosclerose; 
 
Consuma alimentos ricos em fibras, que também auxiliam a remoção de LDL na corrente sanguínea. Elas estão presentes nas frutas e vegetais crus e grãos integrais (pão integral, arroz integral, etc.).
 
 

Texto elaborado por: Patrícia Bertolucci

 

Nutricionista pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

 

Assessoria a Clubes e Empresas ligadas ao esporte ou com interesse em qualidade de vida.

 

Responsável pela empresa Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: