terça-feira, 31 de agosto de 2021

Intolerância à Lactose Durante a Quimioterapia

 


A intolerância a lactose ocorre quando o paciente possui deficiência da enzima lactase ou não a produz em quantidades satisfatórias para ingerir o açúcar do leite, que é a lactose. Esse tipo de intolerância pode ser congênita (deficiência ao nascer que pode ou não ser persistente), ou adquirida (induzida por doenças). No tratamento do câncer, a diarreia persistente pode ser indicativo dessa intolerância. Quimioterápicos, em especial o 5-Fluorouracil (5-FU), podem causar, como efeito adversos, inflamações, ulcerações e e atrofia da mucosa do trato gastrointestinal. Esse desconforto, em diversos casos, pode ser reversível após o término do tratamento. O paciente durante a terapia anticâncer deve retirar totalmente a lactose?? 
 
Depende. É necessário uma avaliação detalhada e individualizada, além do diagnóstico que confirme a intolerância (teste oral de lactose, exames de sangue e testes respiratórios). Mesmo que o resultado seja positivo, alguns pacientes conseguem tolerar pequenas quantidades de laticínios como queijos e iogurtes. 
 
Porém, se diarreia persistente e/ou desconforto ao consumir alimentos que contenham lactose, sua restrição deve ser considerada. Converse com seu oncologista sobre sobre qualquer intercorrência ao longo do tratamento e com seu nutricionista oncológico sobre qual a conduta nutricional mais indicada para o seu caso.
 
 

Texto elaborado por: Dra. Aline Ruffino Gonçalves. 

 

Nutricionista Clínica. Mestre em Ciências da Saúde com Ênfase em Oncologia e Gastroenterologia. 
 
Atendimentos Clínicos Para Pacientes Oncológicos;


Mestre pela Universidade Federal de São Paulo

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.
 
Referências Bibliográficas:
 
Bossi P et al. Diarrhoea in Adult Cancer Patients: ESMO Clinical Pratice Guidelines. Ann Oncol. 2018.
 
Szilagy A et al. Lactose Intolerance, Dairy Avoidance and Treatment Options. Nutrients. 2018.

Nenhum comentário: