terça-feira, 22 de setembro de 2020

Glutationa na COVID 19

 


Glutationa é o nosso antioxidante mestre, essencial para combater radicais livres e citocinas inflamatórias, liberados durante doenças e processos infecciosos. A glutationa pode ser considerada o mais importante guardião do organismo: atua como protetor celular, imunoestimulante e desintoxicante, reforça a energia aumentando os níveis de ATP, e muito mais. O sistema imunológico funciona melhor se os linfócitos tiverem glutationa suficiente e disponível.

 

Neutralizando toxinas, inflamação e estresse oxidativo

 

Glutationa funciona como o mais potente neutralizante de toxinas do corpo. Presente em diversas células, a glutationa é utilizada principalmente no fígado. Quando substâncias tóxicas passam pelo fígado, elas têm que ser "conjugadas", ou ligadas a algum composto que ajudará na sua eliminação. O principal conjugador dessas toxinas é justamente a glutationa. A redução da inflamação e do estresse oxidativo, presentes em diversas enfermidades e na atual COVID-19, não só diminui a gravidade das doenças e do risco de morte, mas também protege o corpo dos efeitos adversos pós-infecção.

 

Precursores e cofatores

 

A glutationa como suplemento oral não é muito eficiente, pois é rapidamente quebrada no trato digestivo e eliminada. Ela é um tripeptídeo, ou seja, é composta de três aminoácidos: cisteína, glicina e ácido glutâmico. Diversos ativos naturais podem servir como precursores ou como cofatores para aumentar a produção de glutationa. Dentre eles, podemos citar acetilcisteína, ácido lipoico, glutamina, MSM, whey protein, vitaminas C e E, selênio. 

 

Envelhecimento

 

Vários fatores contribuem para reduzir os níveis endógenos de glutationa, deixando o corpo desprotegido. Idade é um fator de risco reconhecido para a gravidade, complicações e morte na COVID-19. Estudos em animais e humanos indicam que os níveis de glutationa diminuem progressivamente com o envelhecimento, tornando as células mais suscetíveis a danos oxidativos causados por diferentes fatores ambientais, em comparação com indivíduos mais jovens.

 

Comorbidades, obesidade, tabagismo

 

As comorbidades são fatores de risco em pacientes com COVID-19. A deficiência de glutationa endógena é comum em indivíduos com doenças crônicas, como diabetes, cardiopatias e câncer. A obesidade também se correlaciona com baixos níveis de glutationa. O tabagismo reduz a glutationa endógena e é considerado fator de risco para complicações graves e morte por COVID-19. O excesso de álcool baixa a glutationa, especialmente nos pulmões.

 

Homens X mulheres

 

Redução de glutationa pode ser um fator desencadeante que desloca o equilíbrio fisiológico (homeostase) para o estresse oxidativo, aumentando assim a inflamação pulmonar, falência múltipla de órgãos e morte. Homens são mais propensos a sofrer efeitos severos da infecção pela COVID-19, com maior taxa de mortalidade que o sexo feminino. Curiosamente, homens têm níveis mais baixos de glutationa do que as mulheres, tornando-os suscetíveis ao estresse oxidativo e inflamação.

 

Alimentação e vitamina D

 

Fatores alimentares contribuem para a deficiência, em particular, um consumo insuficiente de vegetais e frutas, fontes naturais de glutationa. Além disso, estudos mostram que glutationa é essencial para o controle da biossíntese endógena de vitamina D, e a deficiência desta vitamina está diretamente relacionada aos casos graves e mortes por COVID-19.

 

Como aumentar os níveis de glutationa

 

A glutationa é sintetizada pelo corpo a partir do que se come, como alimentos ricos em enxofre, selênio, vitamina C e a própria glutationa. Daí a imensa importância de uma boa alimentação nos processos fisiológicos e biológicos responsáveis pelo equilíbrio do organismo – isto se chama saúde.

 

Enxofre

 

Enxofre é um mineral presente em produtos vegetais e animais. Necessário para a estrutura e a atividade de proteínas e enzimas no corpo, o enxofre é um elemento básico para a síntese de glutationa, e compõe os aminoácidos metionina e cisteína. Fontes: carne bovina, peixe, aves, brócolis, couve de Bruxelas, couve-flor, couve, agrião, alho, cebola.

 

Glutationa

 

Abacate, aspargos, espinafre, quiabo, pepino, feijão verde, papaia são ricos em glutationa, no entanto, as condições de cozimento e armazenamento podem diminuir a concentração do antioxidante - consuma frescos, crus ou pouco cozidos.

 


Vitamina C

 

Vitamina C ajuda a preservar os níveis de glutationa, trabalhando como um antioxidante de primeira linha e também reprocessando a glutationa oxidada (usada) de volta à sua forma ativa. Fontes: frutas e vegetais, como berries, cítricos, goiaba, kiwi, pimentão.

 

Selênio e outros nutrientes 

 

Selênio é um mineral essencial que atua como um cofator na produção e atividade da glutationa. Fontes: castanha do Pará, frutos do mar, carnes, laticínios, ovos. Outros nutrientes que influenciam no aumento de glutationa: chá verde, cúrcuma, silimarina, ginkgo biloba, alecrim. Vitamina E e ômega-3 também fazem parte do pacote. Whey protein é excelente fonte de cisteína, e também de glicina e ácido glutâmico, e muitos estudos comprovam que whey pode aumentar os níveis de glutationa e a imunidade. Para fechar: dormir bem e fazer atividade física elevam a glutationa.

 

 

Texto elaborado por: Dra. Tamara Mazaracki. 

 

Título de Especialista em Nutrologia –  Associação Brasileira de Nutrologia;

 

Membro Titular da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia;

 

Pós-graduação em Medicina Ortomolecular, Nutrição Celular e Longevidade – FACIS-IBEHE – Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo e Centro de Ensino Superior de Homeopatia;

 

Pós-graduação em Medicina Estética – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino – IBRAPE.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

 

Referências Bibliográficas:

 

*Antioxidants 2020. Role of Glutathione in Protecting against the Severe Inflammatory Response Triggered by COVID-19.

 

*Respiratory Medicine Case Reports 2020. Efficacy of glutathione therapy in relieving dyspnea associated with COVID-19 pneumonia.

 

*ACS Infectious Diseases 2020. Endogenous Deficiency of Glutathione as the Most Likely Cause of Serious Manifestations & Death in COVID-19 Patients.

 

*Antioxidants & Redox Signaling 2018. Glutathione Stimulates Vitamin D Regulatory & Increases 25-Hydroxy-Vitamin D Levels in Blood.

 

*Nutrients 2019. A Review of Dietary (Phyto)Nutrients for Glutathione Support.

 

*Journal of Medicinal Food 2018. Whey Protein supplementation improves nutritional status, glutathione levels, & immune function in cancer patients: a randomized, double-blind controlled trial.

 

Nenhum comentário: