terça-feira, 8 de setembro de 2020

Como Proteger Ainda Mais a Pele Para os Dias Quentes?

 

O uso da terapia combinada – fotoprotetores tópicos e fotoprotetores sistêmicos – é a nova alternativa para combater os malefícios da exposição excessiva à radiação ultravioleta do sol, que aumenta a produção de radicais livres e aos danos induzidos ao DNA, o que culmina na aceleração do envelhecimento, manchas na pele e até câncer.

São consideradas medidas fotoprotetoras: educação em fotoproteção, proteção através de coberturas e vidros, proteção através do uso de roupas e acessórios, fotoprotetores tópicos e fotoprotetores orais.

Enquanto os protetores solares tópicos atuam através da reflexão e absorção da radiação incidente, evitando que ela atinja a pele, os fotoprotetores orais atuam em nível celular ou molecular após a incidência da radiação solar na pele, reduzindo os danos assim gerados.

Saiba mais sobre alguns princípios ativos importantes para esse caso:

SunRox: é um complexo de laranjas vermelhas do mediterrâneo, padronizado em 15% de flavonoides, sendo 1% de antocianinas e 3% de vitamina C, que ajudam a pele a reforçar suas defesas contra os malefícios causados pelo sol.


A administração do Sunrox® reduz os danos induzidos ao DNA e melhora o perfil antioxidante, prevenindo os ataques aos radicais livres ao DNA e aos efeitos nocivos que a radiação solar causa na pele, como carcinomas e envelhecimento cutâneo precoce.

Outros nutrientes como zinco, licopeno, selênio e goji berrie também são estudados na fotoproteção.

Oli-Olá: é um extrato do fruto da oliveira padronizado a 3% de hidroxitirosol, um polifenol presente nas folhas de oliveira, com potente ação antioxidante, clareadora e de estimular a produção de colágeno e aumenta o tempo de vida dos fibroblastos.

Oli-ola™ diminui a hiperpigmentação cutânea com melhora da uniformidade da tonalidade da pele.

Efeito adverso: não há desconforto e nem contraindicações gerais, apesar de que possui ação antiplaquetária, e deve ser usado com cautela em usuários de medicamentos antiagregantes por poder potencializar seu efeito.

Extrato de pomegranate: mantém a pele mais úmida, protege contra formação de linhas de expressão, é rico em antioxidantes que conseguem combater os efeitos do raio UV e previne hiperpigmentação de manchas já existentes.

Efeitos adversos: não é recomendável o uso de varfarina e os que tomam muitas medicações.

Extrato de chá verde: os estudos demonstraram que os polifenóis do chá verde agem como antioxidante, anti-inflamatório e anticarcinogênico, sendo um fitoquímico amplamente utilizado para o benefício à saúde, incluindo a fotoproteção cutânea. Os benefícios em se tomar o chá são bons, mas efeitos potencializados podem ser dados pelo uso de cápsulas contendo o extrato, e associado com outros componentes.

Efeitos adversos: pode levar à perda de ferro/zinco, provocar dores de estômago, prejudicar qualidade de sono e aumentar a pressão arterial.

Nunca esqueça que sua dieta deve ser saudável, rica em frutas, verduras, legumes e água. Consulte sempre seu dermatologista e nutricionista, e aproveite os dias mais quentes do verão.

Texto elaborado por: Priscila Di Ciero

 

Nutricionista formada em 2001, sou pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional e estou em formação para obtenção da certificação do Functional Medicine Institute (USA). Sou self e professional Coach formada pelo IBC e certificada pelo Internacional Society of Sports Nutrition (USA). Atualmente curso pós-graduação em Fitoterapia e atendo em consultório particular na zona sul de São Paulo (SP).

 

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Nenhum comentário: