domingo, 20 de setembro de 2020

Setembro Roxo: 21 de Setembro – Dia Mundial da Doença de Alzheimer

 


A data foi criada em 1906, através de uma inciativa da ADI – Associação Internacional do Alzheimer e, apesar do Setembro Roxo ser o mês dedicado a essa conscientização, as informações sobre a Doença de Alzheimer e sua prevenção devem compartilhadas sempre, para que atinjam cada vez mais pessoas, pois a cada ano temos 55 mil novos casos de Demência no Brasil.

Esse dado reflete uma transição: antigamente, os especialistas da saúde se preocupavam em combater doenças infectocontagiosas. Agora, com um bom arsenal terapêutico para o tratamento, a preocupação é outra: o aumento da expectativa de vida causou uma prevalência maior de doenças degenerativas, como a Doença de Alzheimer.

O que é Doença de Alzheimer e onde afeta?

A Doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, progressiva e irreversível. Ou seja, ela afeta o cérebro e suas funções cognitivas (memória, linguagem, atenção e orientação), conforme o avançar da idade. Ela não tem cura, mas tem tratamento para diminuir sintomas e evitar o avanço.

A Doença de Alzheimer é um tipo de Demência – termo usado para várias doenças que afetam a memória, ou outras habilidades cognitivas e comportamentais, que interferem na capacidade de uma pessoa manter suas atividades diárias. Por isso, é tão importante saber identificar os sintomas, consultando um médico especialista.

Sintomas da Doença de Alzheimer

De acordo com o Ministério da Saúde (2019), o primeiro sintoma na Doença de Alzheimer é a perda de memória recente. Com a progressão da doença, aparecem sintomas mais graves.

Entre os principais sinais e sintomas da Doença Alzheimer estão:

• Falta de memória para acontecimentos recentes;

• Dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos;

• Repetição da mesma pergunta várias vezes;

• Dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais;

• Incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas;

• Dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos;

• Irritabilidade, suspeição injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento.

Causas e fatores de risco da Doença de Alzheimer

A idade é a causa mais frequente das Demências, como a Doença de Alzheimer. Na América Latina, a prevalência aos 60 anos é de 1,3%, enquanto que a partir dos 90 anos passa para 63,9%. Por isso, o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento estão relacionados aos casos crescentes da Doença de Alzheimer.

Embora a doença não seja considerada hereditária, há casos, principalmente, quando a doença tem início antes dos 65 anos, em que a herança genética é importante. Mas esses casos correspondem a apenas 5% dos pacientes com Doença de Alzheimer.

São considerados como fatores de risco a hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo e o sedentarismo. Já pessoas com histórico de complexa atividade intelectual tendem desenvolver a doença mais tardiamente. 

 


Como prevenir a Doença de Alzheimer?

De acordo com estudo The Lancet, 2017, mais de um terço dos casos de Demência pode ser prevenido.

Desenvolver novas habilidades, para fazer uma reserva cognitiva, ajuda a preservar a memória e prevenir a Demência ou diminuir os sintomas.

Mudanças que você pode adotar desde já para prevenir a Doença de Alzheimer: ter a educação como um objetivo para toda a vida, fazer atividade física, melhorar o padrão dietético, manter o engajamento social, eliminar/reduzir o hábito de fumar, tratar a hipertensão, diabetes e cuidar da audição, que é um estímulo para memória.

Como cuidar da Doença de Alzheimer

Alimentação

O acompanhamento nutricional em casos de Demência é essencial. A partir da avaliação de uma nutricionista, o paciente seguirá uma dieta que o ajude a fornecer energia ao cérebro.

Algumas dicas nutricionais para manter a saúde do cérebro:

– Dieta do mediterrâneo: fontes proteicas, carne vermelha, peixes, aves suínos, leguminosas e ovos. Leite e derivados, sementes oleaginosas, azeite de oliva e frutas do grupo das berries.

– Alimentos que tenham Zinco, Magnésio, Vitamina E, Vitamina C, Vitaminas do complexo B, Vitamina D e EPA/DHA, UMP, Fosfolipídeos, Colina, Ácido Cáprico e Ácido Caprílico.

Tratamento

O tratamento da Doença de Alzheimer pode demandar um trabalho multidisciplinar, para que todos os aspectos e necessidades do paciente sejam levados em consideração, a fim de melhorar sua qualidade de vida. Mas existem três especialistas que podem auxiliar diretamente no tratamento da doença: o geriatra, o neurologista e o psiquiatra.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Referência Bibliográfica:

 

Setembro Roxo: mês de conscientização da Doença de Alzheimer. ProDiet Nutrição Clínica. Disponível em: www.prodiet.com.br Acessado em: 20/09/2020.

 

Nenhum comentário: