O grão de bico é uma leguminosa originária da Ásia e que alimentou por séculos os povos antigos da região conhecida como o Crescente Fértil - onde hoje estão o Irã, Síria, Líbano, Turquia, Jordânia, Israel, entre outros. Isso explica as muitas receitas tradicionais daquela região feitas tendo o grão de bico como ingrediente.
A espécie viajou para a Índia e para a Europa e, posteriormente, adaptou-se muito bem também ao nosso clima. Em muitos lugares, o grão de bico é conhecido como o "grão da felicidade", pois possui presença abundante de triptofano em sua composição. Este aminoácido está envolvido na produção de serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, com efeitos positivos sobre o humor, sono, ritmo cardíaco e até sobre a imunidade.
O grão de bico oferece muitos benefícios à saúde e ajuda a compor uma dieta saudável e de baixo custo. É também uma excelente opção para veganos e vegetarianos, por ser fonte de fibras e proteínas.
Que tal experimentar uma nova forma de comer o grão de bico? Veja só esta receita de salgadinho crocante de grão de bico:
INGREDIENTES:
- 2 xícaras de grão de bico cozido
- 1 colher (sopa) de azeite ou óleo de coco
- Ervas secas, sal e pimenta do reino a gosto (páprica, açafrão, orégano, alecrim, tomilho entre outras)
MODO DE FAZER:
Coloque o grão de bico em uma assadeira antiaderente e tempere com o azeite extravirgem e as especiarias de sua preferência. Faça movimentos na forma, até que todos os grãos fiquem revestidos pelos temperos.
Pré aqueça o forno a 220°C e asse por cerca de 30 minutos. Mexa ocasionalmente para dourar todos os lados e deixar os grãos de bico crocantes de modo uniforme.
Deixe esfriar por completo e armazene em um pote bem fechado. Sua duração é de 2 semanas, no máximo.
Experimente puro, como petisco, ou como complemento crocante e delicioso em saladas. Você vai adorar este jeito criativo e gostoso de comer grão de bico! Bom apetite! 😋
#graodebico #grãodebico #graodebicocrocante #snacksaudavel #alimentacaosaudavel
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário