O grão de bico é uma excelente opção para variar as leguminosas. Diferentemente de outros grãos, tem boa digestibilidade, baixo teor de substâncias antinutricionais e ainda oferece boa disponibilidade de ferro.
O grão de bico também tem proteínas e alto teor de fibras, que ajudam a dar saciedade. Essa dupla é capaz de controlar os níveis de insulina no sangue e o peso, prevenindo a obesidade.
Além disso, as fibras possuem efeito laxativo, ajudam o intestino a funcionar melhor e previnem a constipação. Os grãos também são ricos em minerais, vitaminas, folato e ácidos graxos, sendo capazes de prevenir doenças crônicas e cardiovasculares, diabetes, reduzir o colesterol e controlar a pressão arterial.
O betacaroteno também marca presença no grão de bico e é super importante para o crescimento ósseo, para a divisão celular e para a saúde da visão das crianças.
Como oferecê-lo à criança
Assim como o feijão, o grão de bico deve ser oferecido já na fase de introdução da alimentação complementar na forma de bolinhos, hambúrgueres ou amassados. Para os maiores, pode ser oferecido em grãos mesmo. Além disso, pode ser incorporado em saladas, sopas e cozidos, combinado com carnes e hortaliças.
Como preparar
O preparo do grão de bico requer alguns procedimentos. Primeiro, os grãos devem ser selecionados. Depois, devem ficar de molho na água por até 14 horas. A água do remolho deve ser descartada e os grãos, levados para cozimento na panela de pressão por uma média de 15 minutos - ou em panela comum por aproximadamente 1 hora e 30 minutos.
Farinha de Grão de Bico
Ingredientes:
- 500g de grão de bico
Modo de Preparo: Deixe de molho por 14 horas. Escorra a água, enxague e transfira para uma assadeira. Leve ao forno preaquecido (180 graus), por cerca de 40 minutos. Na metade do tempo, tire a forma e mexa um pouco o grão de bico (para evitar que ele queime). Depois dos 40 minutos, retire do forno e deixe esfriar. Após, bata no liquidificador para que vire uma farinha. Depois de bater todo o grão de bico, leve novamente ao forno por mais 15 minutos, mexendo algumas vezes para não queimar. Deixe esfriar e transfira para um pote. Se quiser a farinha mais fina, passe por uma peneira.
Com esta receita, você pode preparar pães, bolachas, quiches e até sobremesas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário