Fazer com que o prato de refeição seja o mais colorido possível é sinônimo de alimentação balanceada, com variedade de nutrientes e, consequentemente, uma alimentação inteligente e saudável.
Cada cor está diretamente relacionada a um nutriente, com benefício e uma contribuição específica para a saúde e para o bem-estar. Daí a importância de, sempre que possível, misturá-las.
Um prato colorido e saudável pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças, proteger as células da ação dos radicais livres e ainda trazer outros benefícios. Existem seis grupos de alimentos que, de forma geral, seguem certos padrões de cores:
BRANCOS 🧅🍚
Os brancos geralmente são fontes de potássio e cálcio e auxiliam no bom funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. É o grupo da cebola, do arroz, do feijão branco, do leite, entre outros.
VERMELHOS 🍅🍓
Já os vermelhos são fontes de licopeno, que tem função antioxidante e auxilia no combate ao cansaço. Entre eles estão os tomates, morangos, pimentões e outros.
VERDES 🥦🥑
Os alimentos verdes, que têm clorofila, são energéticos e antioxidantes. Auxiliam também no bom funcionamento do intestino. Entre eles está o abacate, brócolis e alface.
MARRONS 🥜🌰
Já os marrons são fontes ricas de minerais, gorduras boas e fibras. Agem como vasodilatadores e no combate à ansiedade. Entre eles estão as castanhas, lentilhas e soja, entre outros.
AMARELOS E LARANJAS 🍊🍍
Alimentos amarelos e laranjas são fontes de betacaroteno e vitamina C, por isso reforçam o sistema imunológico e são ótimos para os tecidos e cabelos. Laranja, acerola e abacaxi estão entre eles.
ROXOS OU PRETOS 🍇🍆
O grupo roxo ou preto é rico em ácido elágico e fontes de vitamina B1. Por isso, ajudam a retardar o envelhecimento, a manter saudável o sistema nervoso e o coração. Entre eles, temos ameixas, beterrabas e uvas, por exemplo.
Aproveite os benefícios que cada cor dos alimentos oferece e transforme seu prato em um arco-íris, com muitos sabores e muita saúde!
#alimentacaocolorida #dicadenutri #comidadeverdade #longevidade #reeducacaoalimentar
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário