Muitos alimentos e seus componentes acabam desconhecidos da população, mas têm um potencial nutricional enorme. Um desses alimentos é o levedo de cerveja, um fermento natural que carrega vitaminas e minerais importantíssimos.
Existem diversos benefícios para a saúde no levedo de cerveja, como o fortalecimento do sistema imunológico e o auxílio na perda de peso, mas também são diversos os fatores que precisam ser levados em consideração para que você possa usufruir de todo esse potencial. Os seus costumes, a sua rotina de exercícios físicos e até mesmo alergias podem restringir o consumo desse ingrediente.
O que é levedo de cerveja e para que serve?
O levedo de cerveja (ou levedura, como é também conhecido) é um fungo unicelular. Mas para que serve o levedo de cerveja? Em suma, é bem conhecido por ser peça essencial para o processo de fermentação da cerveja. É nesse processo de fermentação que o levedo utiliza e se alimenta dos açúcares provenientes do malte, transformando-os em álcool e gás carbônico. Por isso que o processo de fermentação da cerveja não pode ser apressado e leva um tempinho, pois é necessário deixar a levedura agir a fim de resultar na famosa cervejinha!
No entanto, quando falamos da função do levedo de cerveja, ela não se limita apenas ao processo de fermentação da bebida, pois possui suas funções nutritivas. Como suplemento em um plano alimentar, ele é muito utilizado por quem faz exercícios físicos com foco em emagrecimento e hipertrofia muscular, por exemplo. Por ser fonte de fibras e rico em vitaminas do complexo B, o levedo fortalece o sistema imunológico e impulsiona o ganho de massa muscular. Aliás, ele é considerado um probiótico, ajudando na saúde da sua flora.
Qual a tabela nutricional do levedo de cerveja?
De acordo com o que você já viu por aqui, o levedo de cerveja é rico em proteínas dentre outras coisas. Mas quanto isso quer dizer?
Através da tabela nutricional do levedo de cerveja do IBGE é possível analisar isso de maneira mais prática, acompanhe:
Quais os benefícios do levedo de cerveja?
Conforme já comentamos anteriormente, são inúmeros os benefícios do levedo de cerveja quando aplicados corretamente em um contexto alimentar saudável. Por suas características nutricionais e sua carga energética, é aconselhado até mesmo para a prevenção da diabetes, por exemplo. Alguns dos principais benefícios do levedo de cerveja são:
- Mantém a saúde da flora intestinal;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Auxilia na prevenção da diabetes;
- Aumenta a disposição física e ajuda no ganho de massa muscular;
- Promove a perda de peso;
- Melhora a saúde da pele.
Quais as contra indicações do levedo de cerveja?
Apesar dos seus benefícios, o levedo de cerveja possui contraindicações também. Ele possui restrição de consumo para pessoas grávidas e lactantes, além de crianças, idosos e pessoas que possuem doenças crônicas. Além desses grupos, pessoas com diabetes precisam do aval profissional para consumirem o levedo de cerveja, pois ele pode alterar os níveis de açúcar no sangue.
Quais os efeitos colaterais do levedo de cerveja?
Apesar de existentes, os efeitos colaterais do levedo de cerveja são amenos. Dependendo do organismo, é capaz de desencadear gases, inchaço estomacal e sensação semelhante à enxaqueca. Muito se fala que tomar levedo de cerveja antes de dormir ajuda quem sofre com insônia, mas aconselhamos a consulta com um nutricionista antes de começar a consumir algum alimento com o intuito de dormir melhor, pois existem muitos outros fatores envolvidos.
Levedo de cerveja engorda?
O levedo de cerveja não engorda, assim como qualquer outro tipo de alimento ou seus componentes, pois o que irá ditar se um organismo ganha ou perde peso é o déficit calórico. No caso, qualquer organismo perderá peso se atingir o déficit calórico (resultado negativo do cálculo de energias consumidas menos energias gastas), independente do que está presente na alimentação ou do organismo em questão. Assim como qualquer pessoa ganhará peso se estiver em superávit calórico, ou seja, se estiver consumindo mais energias do que gastando.
O consumo do levedo de cerveja isoladamente não vai causar aumento de peso, viu? Por isso que quando alguém pergunta se o levedo de cerveja engorda, a resposta é não. O que engorda é não atingir o déficit calórico, independente do alimento consumido, ainda que seja essencial priorizar os saudáveis.
Como consumir levedo de cerveja?
Ao contrário do que muitos pensam, o levedo de cerveja pode ser consumido de outras formas que não o consumo da própria cerveja em si. Ele pode ser encontrado em pó, comprimido ou em flocos, ele inclusive pode ser misturado em diversas receitas de pães, bolos, sopas e até mesmo misturado na água. Seu consumo é incentivado, pois há diversos benefícios no levedo da cerveja, os quais você já leu a respeito acima.
Boa parte dos seus benefícios reside na sua concentração energética e aumento da disposição e por isso é um alimento tão utilizado por quem faz exercícios e procura o desenvolvimento muscular. É comum os atletas questionarem em quanto tempo o levedo de cerveja faz efeito, mas o efeito sempre varia de acordo com o organismo. No entanto, assim como a creatina, por exemplo, o resultado é mais notável quando o consumo é realizado rotineiramente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário