Entre as queixas mais comuns das mulheres neste período estão a cólica, dores de cabeça, inchaço, irritação e muita vontade de comer! 😋
O aumento do apetite e do desejo pela comida são considerados sintomas típicos da TPM e, geralmente, são saciados pelo consumo de doces 🍩, pães 🍞, massas 🍝 e gorduras 🥓. Nestes casos - e desde que apreciados com a devida moderação - esses são alimentos que podem aliviar os sintomas, pois estimulam a produção de serotonina.
O cálcio, presente nos leites 🥛 e derivados, também pode ajudar a reduzir as oscilações de humor, cólicas abdominais, inchaço e contrações musculares resultantes da TPM. Alimentos à base de soja também são recomendados, pois ajudam a equilibrar as oscilações hormonais, reduzindo os altos níveis de estrogênio, que contribuem para a TPM.
Consumir alimentos com alto teor de ômega 3, como peixes 🐟 e frutos do mar 🍤, e os ricos em vitamina B6, como o abacate 🥑 e a banana 🍌, também pode aliviar as cólicas menstruais e reduzir a ansiedade, comum neste período.
Para aliviar o inchaço, também comum durante a TPM, uma boa dica é beber pelo menos 1,5 litros de água, fazer atividade física e se alimentar de seis a oito vezes diariamente, evitando muitas horas em jejum, impedindo a hipoglicemia e a vontade de consumir doces em demasia. Evite também o excesso de sal, álcool e frituras.
Geralmente as mulheres que sofrem com a TPM têm baixos níveis de magnésio, o que as predispõem à dor de cabeça, retenção hídrica e dor mamária. Durante esse período, então, o ideal é consumir frutas, hortaliças, sementes, grãos e derivados, que contém magnésio e podem aliviar esses quadros.
É só falar em TPM e quase toda mulher sente um arrepio! Mas com uma alimentação equilibrada e saudável é possível minimizar os desconfortos deste período, sem exageros e sem ganho de peso!
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário