Mesmo que envelhecer seja uma condição natural e inevitável, é possível reduzir o impacto da idade no seu organismo. E você sabe bem: esta é uma decisão diretamente relacionada ao seu estilo de vida, incluindo seus hábitos alimentares.
É preciso manter uma alimentação equilibrada, beber bastante água e neutralizar os radicais livres pela alimentação. Desta forma, é possível evitar o aparecimento precoce de rugas, marcas de expressão, redução dos fios capilares, flacidez e manchas. E, mais do que isso, combater os radicais livres também diminui a propensão a doenças crônicas, degenerativas e até mesmo de certos tipos de câncer.
As dietas ricas em antioxidantes limitam os efeitos dos radicais livres, reduzindo o estresse oxidativo, que danifica as estruturas celulares e causam o envelhecimento precoce. Os alimentos certos ajudam a promover o equilíbrio bioquímico molecular e celular, mantendo sua saúde em dia.
Alguns alimentos, como o abacate 🥑, são excelentes antioxidantes e possuem nutrientes que ajudam a combater cicatrizes e manchas. A romã é outra boa opção, graças ao ácido elágico e punicalagina, que preservam os níveis de colágeno no organismo.
O tomate 🍅, o mamão, a melancia 🍉 e a goiaba vermelha são muito ricos em licopeno, um dos mais poderosos antioxidantes naturais. Ele protege a pele contra os raios solares, que causam o fotoenvelhecimento dérmico. Isso ajuda a evitar o aparecimento de manchas, além de atenuar as linhas finas de expressão e as rugas.
Amoras, framboesas, cerejas, ameixa vermelha, morangos 🍓 , acerola e vegetais como a berinjela 🍆, alface roxa, repolho, espinafre, brócolis 🥦 e couve-roxa também são excelentes opções para combater o envelhecimento precoce.
Consulte um nutricionista para receber uma orientação alimentar individualizada, que supra suas necessidades, restabeleça o equilíbrio e acabe com o estresse oxidativo, evitando o envelhecimento precoce. É perfeitamente possível fazer isso respeitando suas preferências alimentares e o prazer que você tem ao se alimentar. Conte comigo! 😃
#envelhecimentoprecoce #alimentacaoequilibrada #pelesaudável #envelhecercomsaude #rejuvenescimento
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário