quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Açúcar: É Preciso Eliminá-lo Por Completo, Mesmo?

 

Quando o assunto é alimentação saudável, o açúcar costuma ser colocado como um dos maiores vilões. Mas será que é mesmo necessário eliminá-lo completamente da sua vida? 🤔

A resposta depende do contexto e do equilíbrio que você busca. O consumo excessivo de açúcar é contraindicado em certos casos, sim, especialmente para quem sofre de problemas como sobrepeso e obesidade, diabetes, doenças cardíacas e em dietas de emagrecimento.

Mas isso não significa que você precise bani-lo totalmente para ser saudável. Em muitos casos, reduzir é suficiente, sem necessariamente eliminar.

O segredo está na moderação e no tipo de açúcar que você consome. O açúcar presente em frutas, por exemplo, vem acompanhado de fibras, vitaminas e minerais, o que ajuda a evitar picos de glicose no sangue. 🍓🍊

Já o açúcar refinado, usado em grandes quantidades nas sobremesas e nos produtos industrializados, deve ser evitado quando possível, pois oferece calorias vazias, sem benefícios nutricionais importantes.

Você pode, por exemplo, começar a reduzir o consumo de açúcar gradativamente, substituindo refrigerantes ou sucos adoçados por água aromatizada; doces por frutas; açúcar por adoçantes, de preferência naturais; e alimentos industrializados por receitas caseiras, com menos açúcar. 💧🍎

Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença para a sua saúde a longo prazo, sem a necessidade de restrições extremas, às quais é muito difícil aderir.

Geralmente, é a falta de equilíbrio – e não o açúcar – que gera problemas de saúde. O grande problema é o excesso!

O prazer de uma vida saudável está em encontrar o meio-termo entre o que faz bem para o corpo e para a alma. 🧘‍♀️💙

Conte comigo para acompanhar você e pensarmos juntos nas melhores opções, criando uma rotina alimentar com hábitos melhores, mais consciência – e menos vilões.

#NutriçãoInteligente #VidaEquilibrada #ReduzaOAçúcar #SaúdeConsciente #CuidarDoCorpo

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Autossabotagem x Dieta: 5 Dicas Para Evitar Aquela "Boa Desculpa"

 

A decisão está tomada: você resolveu iniciar a dieta e perder peso. Preparou a geladeira e planejou as mudanças de hábitos. 👍

A primeira semana é uma maravilha! Aí vem a segunda, a terceira e, de repente, é como se todo aquele foco se dissipasse. Aparece uma série de desculpas para justificar os deslizes e sabotar a dieta.

A justificativas geralmente são os fatores externos: "esperei por essa festa o ano inteiro"; "não pude negar, seria indelicado"; "um pouquinho não fará diferença"; "eu estava muito triste"; "cinema sem pipoca não dá", e assim por diante.

Soa familiar? Acredite: você não está só. Autossabotar a própria dieta é algo muito comum, mas que você pode evitar, com algumas dicas.

1. CELEBRE OS PEQUENOS SUCESSOS


Cada quilo perdido é motivo de alegria! Estabeleça metas curtas e alcançáveis. Obter sucesso nelas torna o desafio mais interessante e as conquistas mais palpáveis.

2. VARIE O CARDÁPIO


Peça ao seu nutricionista um cardápio variado, que contenha as suas preferências. Explore diferentes cores, sabores e texturas. Comer precisa ser prazeroso! Dietas restritivas demais, ou que não levem em conta suas preferências, podem ser muito mais difíceis de seguir.

3. EVITE "TENTAÇÕES"

Nunca vá às compras com fome e abasteça sua casa somente com alimentos saudáveis, não deixando "esconderijos" onde você guarde suas maiores tentações.

4. SE DESLIZAR, NÃO DESISTA!

Se deslizar, respire fundo e retome imediatamente a dieta - em vez de usar isso como justificativa para abandoná-la!

5. ALIMENTO NÃO PRECISA SER RECOMPENSA!

Quando quiser celebrar, eleja "prêmios" prazerosos, mas que não sejam necessariamente comestíveis - ou, pelo menos, que não sejam calóricos demais!

Mais do que perder peso, fazer dieta significa ganhar saúde e nutrir bons hábitos. Aos poucos, você aprende a tirar o foco da comida, cortar os padrões sabotadores e encontrar prazer em cada uma das suas conquistas, não importa o tamanho delas!

#foconadieta #comercominteligencia #autossabotagem #dietacomprazer #nutricaoévida

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Gelatina: Mitos e Verdades que Você Precisa Saber

 

As gelatinas são muito apreciadas especialmente por quem busca controlar a ingestão de calorias. Têm sabor doce, baixo valor calórico, é acessível e podem ser consumidas a qualquer hora.

Porém, trata-se de um alimento de baixo valor nutritivo - apenas certos tipos oferecem algum benefício ao organismo.

Veja alguns MITOS e VERDADES sobre a gelatina, que você precisa conhecer:

👍 VERDADE: Gelatinas contêm cartilagem de origem animal.

Muitas gelatinas são, sim, produzidas a partir do colágeno presente nas peles, tendões, cartilagem, couro, chifres e ossos de porcos, vacas e galinhas, ou nas peles e escamas de peixes.

😯 MITO: Gelatinas são ricas em colágeno.

Mesmo contendo colágeno de origem animal, o tipo e a quantidade não são ideais para oferecer benefícios significativos ao organismo.

👍 VERDADE: Gelatinas de origem vegetal são mais saudáveis.

As gelatinas compostas por ágar-ágar, extraído de algas marinhas, contêm fibras, podem ajudar a reduzir o colesterol e têm ação antioxidante, anticoagulante, antifúngica e antiviral.

😯 MITO: Gelatinas podem ser consumidas à vontade.

De acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira, gelatinas são alimentos ultraprocessados, com aditivos químicos (corantes, aromatizantes e adoçantes artificiais). Mesmo as versões sem açúcar devem ser consumidas com moderação.

😯 MITO: Gelatina faz emagrecer.

Por si só, o consumo da gelatina não faz ninguém emagrecer, mas a sensação de saciedade que proporciona e as baixas calorias fazem dela um boa substituição para outros alimentos mais calóricos.

"Preciso cortar a gelatina do meu cardápio?". Não, não precisa.

Prefira aquelas à base de ágar-ágar ou opte por uma gelatina sem sabor e adicione sucos ou frutas picadas para saborizar e deixá-la nutricionalmente mais rica.

Consumindo com bom senso, a gelatina pode fazer parte do seu cardápio, especialmente nos momentos em que você faz questão de um docinho, mas não quer se exceder nas calorias!

#gelatina #gelatinasaudavel #alimentosnaturais #dicasdenutricao #mitoouverdade

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Pasta de Amendoim: Delicioso Exemplo de Gordura "do Bem"

 

Muito consumida pelos norte-americanos, a pasta de amendoim vem ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras, mesas e lanches dos brasileiros, principalmente dos adeptos à vida fitness ou em busca de uma alimentação saudável.

As pastas de amendoim originais são produzidas exclusivamente a partir do amendoim, que é torrado seco e moído, até virar um creme com textura pastosa, sem adição de sal, açúcares ou quaisquer adoçantes artificiais.

Além de saborosa, a pasta de amendoim é composta em sua maior parte por óleos naturais com gorduras monoinsaturas - as "gorduras boas". São excelentes fontes de ácidos graxos essenciais, das famílias Ômega 3 e 6, fundamentais para a nossa nutrição, já que não são sintetizadas pelo organismo humano.

São muitos os seus benefícios à saúde, como a ação anti-inflamatória e a proteção cardiovascular. A quantidade de carboidratos é baixa e a concentração de proteínas vegetais é alta, o que é ótimo para vegetarianos, veganos e diabéticos (quando não adoçada com açúcar), pois ajuda no controle da glicemia.

A pasta de amendoim é rica em ácido fólico - uma das vitaminas essenciais envolvidas na renovação celular. Também é rica em magnésio, potássio, além de vitamina E e do complexo B, que ajudam a fortalecer a musculatura.

Ela deve ser consumida preferencialmente algumas horas antes da prática de atividades físicas. Sua digestão é lenta, o que nos mantém saciados por mais tempo. Além disso, seu consumo ajuda a melhorar a disposição e a concentração.

Um detalhe: sempre observe o rótulo do produto para saber exatamente qual é a sua composição! Prefira as que não tenham gordura hidrogenada ou açúcar.

Seu nutricionista poderá informar como inserir a pasta de amendoim em sua rotina alimentar de forma adequada, sem excessos. Com bom senso e a devida moderação, ela pode ser uma ótima aliada da sua dieta e da sua saúde!

#pastadeamendoim #pastadeamendoimintegral #amendoim #alimentaçãosaudável #nutriçãofuncional

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Efeito "Platô": Por que Eu Parei de Emagrecer?

 

É muito comum que, quando alguém começa uma nova dieta, viva uma pequena euforia e um momento cheio de esperanças. Mudam-se os hábitos, os alimentos e as porções.

Nas primeiras semanas, a perda de peso tende a ser significativa e é natural que se espere seguir nesse ritmo até atingir os tão sonhados objetivos - de preferência o mais rápido possível.

Porém, nem sempre é isso que acontece. Passadas algumas semanas, parece que o corpo "se acostuma" à nova rotina e passa a emagrecer em um ritmo mais lento. Cada quilo perdido torna-se fruto de um esforço maior.

É o chamado "efeito platô", uma (indesejada) "estabilização no peso", que pode durar algumas semanas.

As causas podem ser várias, não somente a alimentação. Você pode, por exemplo, estar retendo líquidos, ganhando massa muscular (caso esteja praticando atividade física), tornou-se mais sedentário, entre outros fatores.

Tenha em mente que o corpo tem a capacidade de se acostumar à nova rotina, desacelerando a perda de peso. Para evitar isso, uma boa opção é alternar tipos de dietas, sempre com a orientação de um nutricionista. Essa variação é chamada de "periodização" e ajuda a evitar o efeito platô, acelerando novamente o processo de emagrecimento.

O importante é não desanimar! A ansiedade e frustração causadas pelo efeito platô podem ser grandes sabotadores da dieta - e justamente levar a pessoa a buscar compensação na comida, anulando todos os resultados obtidos até então.

O acompanhamento de um nutricionista ajudará você a atravessar este momento, mantendo-se em sintonia com o seu propósito, tendo suas preferências alimentares e seu estilo de vida respeitados.

Não se importe somente com a balança. O processo de emagrecimento deve ser focado em medidas, em manter-se fiel ao compromisso de perder peso e, mais ainda, nos ganhos para a sua saúde e na sensação indiscutível de maior bem-estar, conquistada a cada dia!

#efeitoplato #dietaeficiente #sucessonadieta #queroemagrecer #orientacaonutricional

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

sábado, 2 de agosto de 2025

5 Caldinhos Funcionais

 

Com a chegada do friozinho, nada melhor do que apostar em caldos quentinhos, cheios de sabor e benefícios para a saúde. Confira essas 5 receitas!

🥕 1. Caldo funcional de Cenoura com Cúrcuma

INGREDIENTES:
3 cenouras em rodelas
1 c. de chá de cúrcuma
1/2 cebola picada
1 c. de sopa de azeite extravirgem
2 xíc. de água
Sal e pimenta a gosto

PREPARO:
Refogue a cebola e a cúrcuma no azeite. Acrescente a cenoura e a água. Cozinhe até amolecer. Bata no liquidificador, ajuste os temperos e sirva quente.

---

🥦 2. Caldo funcional de Brócolis

INGREDIENTES:
1 maço pequeno de brócolis
1/2 cebola roxa picada
1 c. de sopa de azeite extravirgem
2 xíc. de água
Sal e pimenta a gosto

PREPARO:
Refogue a cebola no azeite. Adicione o brócolis e refogue adicionando a água. Cozinhe até ficar macio. Bata no liquidificador até obter um creme liso. Ajuste o sal e a pimenta.

---

🍠 3. Caldo de Beterraba com Limão

INGREDIENTES:
2 beterrabas médias cozidas
Suco de 1/2 limão
1 dente de alho
2 xíc. de água
Sal e pimenta a gosto

PREPARO:
Bata tudo no liquidificador. Aqueça na panela, ajuste os temperos e finalize com o suco de limão para realçar o sabor.

---

🎃 4. Creme de Abóbora com Chia

INGREDIENTES:
2 xíc. de abóbora cozida
1 c. de sopa de sementes de chia hidratadas
1 c. de sopa de azeite
2 xíc. de água
Sal a gosto

PREPARO:
Refogue a abóbora no azeite e adicione a água. Cozinhe por alguns minutos. Bata no liquidificador, volte à panela e adicione a chia. Cozinhe por mais 2 minutos e sirva.

---

🍄 5. Caldo de Cogumelos Paris com Tomilho

INGREDIENTES:
200g de cogumelos paris fatiados
1/2 cebola roxa picada
1 c. de chá de tomilho
1 c. de sopa de azeite
2 xíc. de água
Sal e pimenta a gosto

PREPARO:
Refogue a cebola e os cogumelos no azeite. Acrescente o tomilho e a água. Cozinhe 10 minutos. Bata para obter uma textura cremosa e finalize com os temperos.

Esses caldinhos funcionais, nutritivos e cheios de sabor, são o abraço quentinho que o seu inverno merece. 💛

#caldosfuncionais #comidasaudavel #invernoquente #nutriçãofuncional #receitafácil

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

quinta-feira, 31 de julho de 2025

Ultraprocessados: Podem Ser a Exceção, Mas Não a Regra!

 

Todos sabemos que comer vai além de simplesmente suprir necessidades fisiológicas. Envolve também questões culturais, prioridades, valores e, claro, prazer. Os alimentos são, muitas vezes, formas de celebrar, demonstrar afeto e oferecer cuidado.

Porém, os desafios da vida moderna têm feito com que muita gente não consiga dedicar à alimentação o cuidado e o tempo ideal. E, infelizmente, isto tem impacto direto sobre a qualidade do que consumimos e sobre os hábitos que temos construído.

Alimentos prontos, ultraprocessados e industrializados vêm sendo usados como alternativas para driblar a falta de tempo. De forma geral, esses são alimentos em que são adicionadas altas quantidades de sal, açúcar, óleos, gorduras, realçadores de sabor, texturizantes, conservantes, corantes, extratos e substâncias sintéticas.

Entre eles, os mais conhecidos são os temperos prontos, margarinas, macarrão instantâneo, sorvetes, biscoitos recheados, achocolatados, embutidos, nuggets, refrigerantes, salgadinhos, refrescos em pó, entre outros.

Embora tenham se tornado populares, por serem práticos, palatáveis e por seus preços acessíveis, os alimentos ultraprocessados tendem a ser desbalanceados e facilitar o acúmulo de gordura, o desenvolvimento de alergias e intolerâncias alimentares, diabetes, hipertensão, problemas renais e hepáticos, entre outros.

Para evitá-los, o ideal é seguir a lógica de "descascar mais e desembalar menos". Priorize as frutas, verduras, legumes e castanhas. Prefira os alimentos integrais e planeje-se para preparar mais refeições em casa!

Um nutricionista pode ajudar você a planejar uma dieta mais balanceada e natural, rica em fibras, vitaminas e minerais. Essa é uma ótima forma de investir na sua saúde e na de quem você ama.

Conte comigo para ajudar você a fazer dos ultraprocessados uma exceção, não um regra na forma como você e sua família se alimentam!

#ultraprocessados #alimentoinnatura #nutricaonatural #comidasaudavel #nutrircomamor

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

terça-feira, 29 de julho de 2025

Bolinhas de Ricota

 

Está buscando uma entradinha diferente, para sair da rotina? Você vai se surpreender com as lindas, deliciosas e saudáveis bolinhas de ricota!

A receita é simples, mas pode facilmente se tornar o centro das atenções, pelas incríveis possibilidades de sabores e pela aparência colorida.

A ricota tem um sabor bem suave, mas as ervas, especiarias, frutas, sementes e castanhas deixam-na cheia de sabor, além de conferirem às bolinhas um visual super charmoso.

A ricota tem muitos benefícios: é rica em cálcio, vitaminas A, B, D, E, além de minerais como zinco, iodo, selênio, potássio e fósforo, essenciais para o corpo. É também rica em proteínas, tem baixo teor calórico e alta digestibilidade.

Além disso, as ervas e especiarias que são agregadas à receita também somam benefícios para a saúde!

Vamos à receita?

INGREDIENTES:

- 400 g de ricota amassada

- 150 g de cream cheese light

- 1/2 limão espremido

- 2 colheres de sopa de azeite extravirgem

- Sal, pimenta, orégano a gosto

MODO DE PREPARO:

Em uma tigela, misture a ricota, o cream cheese light, o suco do limão e os temperos que desejar.

Unte as mãos com azeite e faça bolinhas de aproximadamente 10 g (do tamanho aproximado de uma colher de chá). Em seguida, passe as bolinhas pelas ervas e especiarias escolhidas, até cobri-las completamente.

Para adicionar um pouco mais de sabor, você pode substituir a ricota tradicional pela defumada. Outra opção deliciosa é servi-las sobre uma caminha de mel.

As bolinhas podem ser temperadas com uma infinidade de opções: pimenta calabresa, salsinha, cebolinha, chia, castanhas, amêndoas ou nozes trituradas, damasco picadinho, gergelim, alho desidratado, páprica ou o que o seu paladar desejar. As combinações são infinitas!

Deixe-as na geladeira por 1 hora, para que fiquem firmes e sirva com torradinhas, na salada ou como entradinha para um jantar saudável e super saboroso.

É fácil demais, saudável, sofisticada e deliciosa! Impossível não se surpreender! Depois de fazer, me diga o que achou, tá? 😉

#bolinhadericota #petiscosaudavel #receitaslight #nutricaoesaude #dicasnutricao

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

domingo, 27 de julho de 2025

Creatina e Saúde: Muito Além dos Músculos

 

A creatina é um nutriente essencial para o metabolismo energético. Sua baixa disponibilidade na dieta tem sido associada a maiores riscos à saúde. As principais fontes alimentares são carne vermelha, peixes, frango, ovos e laticínios. Há indícios de que a creatina fortalece o sistema imunológico e pode beneficiar a saúde mitocondrial, cardíaca, vascular e cerebral. De suplemento voltado ao desempenho físico, a creatina passou a ser considerada um aliado na promoção da saúde e no suporte a condições clínicas específicas. No cérebro, o suporte à função mitocondrial é crucial devido à alta demanda energética dos neurônios e de outras células cerebrais.

 

Crianças e adolescentes

Uma análise da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos EUA (NHANES) mostrou que crianças e adolescentes com ingestão insuficiente de creatina (<1,5 g/dia) apresentavam menor estatura, peso reduzido, menos massa magra e densidade mineral óssea, além de maior percentual de gordura corporal, em comparação com aqueles que consumiam mais creatina na alimentação.

 

Idosos

Em indivíduos com mais de 60 anos, o baixo consumo de creatina na dieta (<0,95 g/dia) foi associado a pior desempenho em testes de cognição. Além disso, 70% dos idosos ingerem menos do que o recomendado, e essa carência está relacionada a maior risco de angina e doenças hepáticas, comparado a quem consome mais de 1,0 g/dia. A ingestão insuficiente também foi associada a maior incidência de depressão e risco aumentado de câncer.

 

Gestantes

Evidências recentes indicam que a suplementação com creatina monoidratada pode trazer benefícios em diferentes fases da vida. Por exemplo, pode ser útil no terceiro trimestre da gestação e necessária para crianças, adolescentes, mulheres e idosos, auxiliando na manutenção da força, da massa magra e da função cognitiva.

 

Alzheimer    

Um novo estudo publicado na revista Alzheimer’s & Dementia demonstrou o potencial da creatina para otimizar a função mitocondrial e a saúde cognitiva em pessoas com Alzheimer, promovendo melhorias na bioenergética cerebral e no desempenho cognitivo. No estudo, 20 indivíduos com Alzheimer receberam 20 g de creatina monoidratada por dia, durante 8 semanas. Efeitos colaterais leves, como cãibras e desconforto digestivo, foram observados de forma transitória. Importante: os níveis de creatina no sangue e no cérebro aumentaram significativamente.

 


Imunidade cerebral

A creatina exerce um papel direto nas mitocôndrias. Além de favorecer a produção de energia nos neurônios, vale lembrar que as células imunológicas do cérebro — as micróglias — também são altamente dependentes de energia e se beneficiam de níveis aumentados de creatina. Essas células podem tanto apoiar a saúde cerebral quanto contribuir para a neuroinflamação, dependendo de seu estado energético e do ambiente metabólico. Ao melhorar a eficiência mitocondrial, a creatina ajuda as micróglias a manterem um estado funcional e não inflamatório, reduzindo a produção de moléculas pró-inflamatórias, comuns no cérebro de pessoas com Alzheimer.

 

Cognição e memória

Os testes cognitivos mostraram melhorias significativas em memória de trabalho, atenção e linguagem. Os dados indicam que a creatina pode trazer benefícios cognitivos reais ao impulsionar a bioenergética cerebral. Mesmo fora do contexto de doenças demenciais, deve-se reconhecer que manter essa bioenergética é essencial para a saúde mental. Por isso, considerar a suplementação de creatina monoidratada na dose de 3 a 5 g/dia pode ser uma estratégia preventiva valiosa.

 

Texto elaborado por: Dra. Tamara Mazaracki. 

 

Título de Especialista em Nutrologia –  Associação Brasileira de Nutrologia;

 

Membro Titular da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia; 

 

Pós-graduação em Medicina Ortomolecular, Nutrição Celular e Longevidade – FACIS-IBEHE – Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo e Centro de Ensino Superior de Homeopatia;

 

Pós-graduação em Medicina Estética – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino – IBRAPE.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Referências Bibliográficas:

*Nutrients 2021. Relationship between Dietary Creatine & Growth Indicators in Children & Adolescents Aged 2-19 Years: A Cross-Sectional Study (NHANES).

*Frontiers in Nutrition 2025.  Creatine supplementation is safe, beneficial throughout the lifespan & should not be restricted.

*J Int Soc Sports Nutrition 2025. Creatine in women's health: bridging the gap from menstruation through pregnancy to menopause.

*Alzheimers & Dementia 2025. Creatine monohydrate pilot in Alzheimer's: Feasibility, brain creatine & cognition.

*Current Developments in Nutrition 2023. Creatine as a Therapeutic Target in Alzheimer's Disease.

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Tratamento do Câncer: A Alimentação Faz Parte dos Cuidados

 

A preocupação com a qualidade de vida deve sempre fazer parte do tratamento de qualquer doença - especialmente quando há tantos desafios envolvidos, como nos casos de câncer.

É importante que o paciente, logo após o diagnóstico, tenha acesso a um profissional de nutrição para a definição de um plano alimentar, com objetivo de oferecer mais bem-estar durante o tratamento, prevenir a perda excessiva de peso e a desnutrição, sempre considerando as particularidades de cada caso, como eventuais restrições dietéticas, intolerâncias e estado clínico do paciente durante todo o processo.

Alimentar-se corretamente aumenta a tolerância ao tratamento e aos efeitos colaterais, diminui os riscos de infecção, aumenta a resposta ao tratamento e melhora a capacidade de cicatrização.

Algumas quimioterapias causam anormalidade no paladar e ulcerações na boca, estomatite e esofagite, que interferem na alimentação, por causa da dor e desconforto. Muitos medicamentos também causam náuseas, vômitos e alterações gastrointestinais. É natural, nestes casos, que os pacientes reduzam a ingestão alimentar e tenham graves consequências nutricionais, que precisam ser evitadas tanto quanto possível.

Sob a orientação do nutricionista, o paciente oncológico pode fazer o uso de bebidas nutritivas, dar preferência a alimentos mais frios, substituir os alimentos pouco tolerados por outros com a mesma qualidade nutricional, evitar alimentos muito ácidos, picantes ou gordurosos, evitar bebidas alcoólicas e cafeína, aumentar a ingestão de líquidos, modificar a consistência da dieta, entre outras medidas.

O nutricionista fará o acompanhamento do paciente oncológico em sua rotina alimentar, estabelecendo uma dieta adequada para cada fase, monitorando seu peso e ajudando-o a lidar com as alterações físicas decorrentes do tratamento - que têm, claro, também importante impacto emocional.

Alimentar-se bem, além de ser uma necessidade, é um indicativo de bem-estar e saúde. Este é um cuidado que todo paciente oncológico precisa e merece receber.

#alimentacaooncologica #foconacura #nutricaooncologica #nutrioncologia #oncologianutricional

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Vitaminas Para a Mulher: Quais São as Mais Recomendadas?

 

Quando falamos em saúde feminina, é indispensável pensarmos nas vitaminas e no papel que desempenham no sistema imunológico, sistema nervoso, na saúde dos cabelos e da pele, na prevenção do envelhecimento precoce, entre outros. E, claro, esse olhar precisa também levar em conta a fase da vida da mulher e suas necessidades específicas.

Veja abaixo 5 vitaminas que precisam estar bem equilibradas no corpo de qualquer mulher:

1️⃣ Vitamina D

Crucial para a saúde dos ossos, a vitamina D ajuda na absorção de cálcio e é especialmente importante para prevenir a osteoporose, que afeta mais as mulheres do que os homens. Além disso, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

2️⃣ Vitamina B12

Essencial para a produção de células sanguíneas e para o bom funcionamento do sistema nervoso. Sua deficiência é comum em mulheres com dietas restritivas, podendo levar à anemia e fadiga.

3️⃣ Ácido Fólico (Vitamina B9)

Fundamental para mulheres em idade fértil, o ácido fólico ajuda a evitar defeitos no tubo neural durante a gravidez, além de auxiliar na produção de novas células.

4️⃣ Vitamina C

Com ação antioxidante, a vitamina C é importante para a saúde da pele, ajudando na produção de colágeno e na proteção contra danos causados pelos radicais livres. Também fortalece o sistema imunológico.

5️⃣ Vitamina E

Outra poderosa vitamina antioxidante, a vitamina E ajuda a proteger as células contra danos, mantém a pele saudável e auxilia na saúde cardiovascular.

É importante lembrar que cada mulher tem necessidades nutricionais únicas! Por isso, é fundamental buscar orientação profissional para garantir a ingestão adequada dessas vitaminas, preferencialmente de forma natural, por meio da alimentação - com suplementação apenas quando necessário.

Entre em contato e vamos cuidar da sua saúde com uma alimentação equilibrada e personalizada, que seja aliada da sua saúde, beleza e bem-estar! ❤️

#NutriçãoFeminina #SaúdeDaMulher #VitaminasParaMulheres #DicasParaMulheres #AmoSerNutri

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.