segunda-feira, 21 de julho de 2025

Anorexia: É Indispensável Acolher e Tratar

 

A anorexia nervosa é uma doença psiquiátrica que gera um padrão de comportamento alimentar gravemente perturbado, motivado por uma percepção distorcida do formato corporal e por um medo mórbido de engordar.

As consequências são a redução drástica da ingestão alimentar e a perda de peso intensa e desproporcional, gerando distúrbios metabólicos e quadros graves de magreza e desnutrição, que podem até levar à morte. É um quadro que requer atenção, acolhimento e tratamento - mesmo que a pessoa negue ter o problema.

A anorexia nervosa afeta tanto homens quanto mulheres, embora a maior prevalência seja no sexo feminino, já a partir da adolescência, em consequência do enorme impacto da propagação de um "padrão ideal" de beleza, que valoriza a magreza.

O acompanhamento multidisciplinar, envolvendo médicos, nutricionista e psicólogo é indispensável para controlar este distúrbio de alta morbidade. O tratamento nutricional começa pela avaliação nutricional e o estabelecimento de metas de reeducação alimentar, para que a pessoa adote hábitos alimentares saudáveis, que proporcionem ganho de peso até que se atinja um IMC (Índice de Massa Corpórea) saudável.

Cria-se, então, uma rotina, com horários, tipos de alimentos (sempre respeitando as preferências de cada um) e quantidades necessárias para que se estabeleça um novo, e prazeroso, hábito alimentar. Muitas vezes essa mudança começa em ambiente hospitalar ou ambulatorial, mas o acompanhamento multidisciplinar deve seguir até a completa recuperação do paciente.

Quem sofre de anorexia precisa de apoio. Paciente, família e profissionais da saúde trabalham juntos na preservação da vida e no manejo terapêutico adequado desta condição clínica tão importante.

A recuperação é, sim, possível. Com tempo, persistência e paciência, a pessoa com anorexia pode voltar a estar em paz com seu corpo e suas emoções, refletindo-se em uma alimentação mais equilibrada e uma vida mais saudável e feliz.

#anorexia #disturbioalimentar #transtornoalimentar #imagemcorporal #intervençãonutricional

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: