terça-feira, 29 de junho de 2021

Chás e seus Benefícios

 


Apesar de ser uma bebida tipicamente inglesa, historicamente a origem do chá não é certa. A hipótese mais confiável é que há cerca de cinco mil anos o imperador chinês Shen Nung ao tomar uma xícara de água morna, uma folha trazida pelo vento caiu dentro da taça, dando cor à água, o resultado foi uma mistura muito saborosa e uma cultura que foi disseminada por todo o mundo.

Os chás são resultado da infusão de folhas de plantas, flores, raízes ou caules e frutos. Quente ou fria, a bebida pode ser consumida de diversas formas, desde o acompanhamento a refeições como fazem os asiáticos, ou misturada a pouco de leite, como sugerido pelos ingleses no tão famoso chá das 5.

O chá preto, Verde, e o Mate, são os mais comuns e muito utilizados aqui no Brasil e em toda a América do Sul. O famoso e tradicional “Chimarrão” gaúcho é um exemplo de erva mate, que é uma bebida rica em propriedades antioxidantes, com isso, combate os radicais livres e evita o surgimento de gripes e até mesmo alguns tipos de câncer. Além disso, a erva possui quantidades significativas de vitaminas C, D, E e algumas do complexo B, fundamentais para o funcionamento pleno do corpo.

O poder medicinal das plantas e dos chás é bastante conhecido e difundido entre as pessoas por meio de estudos e experiências práticas. Um artigo publicado pela Universidade de Medicina do Sul da China, mostra que indivíduos que consomem Chá Verde regularmente, apresentam chances menores de desenvolver câncer de fígado, esteatose hepática (gordura no fígado), cirrose e doença hepática crônica. O Gengibre também tem propriedades benéficas, ele é um potente aliado da digestão para quem sofre de gastrite ou problemas intestinais. Já a Camomila pode ajudar a tratar a insônia e a ansiedade excessiva; esses efeitos também são observados com o consumo da erva-cidreira, que além disso, é um excelente calmante para momentos de muito estresse.

 

Na tabela abaixo temos outros tipos de chás e seus benefícios:

 


 

Para manter a hidratação nos dias quentes de verão, os chás também podem ser uma excelente opção. Experimente consumir de chás de Hortelã, Hibisco, Chá Verde e mate gelados ou com algumas pedrinhas de gelo, o resultado é uma bebida muito saborosa. Outra dica é bater os chás com frutas no liquidificador, como: Camomila e melão, Erva Cidreira e limão, Hibisco com morango, entre outros.  Além de serem refrescantes e deliciosos, eles ainda proporcionam diversos benefícios a saúde.

 

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Alves, B. Chás e seus benefícios. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Disponível em: www.codeagro.agricultura.sp.gov.br Acessado em 29/06/2021.

Nenhum comentário: