domingo, 13 de junho de 2021

Gengibre

 


Na tentativa de amenizar certos incômodos, o uso de medicamentos costuma ser a nossa primeira opção. Mas muitas vezes, especialmente quando falamos em prevenção de problemas de saúde, o caminho da feira pode ser mais útil que o da farmácia. Embora nenhum alimento substitua um tratamento de saúde, certos ingredientes podem ser grandes aliados contra diversos males. É o caso do gengibre. 

Vegetal nativo da Ásia, o gengibre (Zingiber officinale) é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina. É conhecido também por mangarataia, mangaratiá.


Alguns nutrientes do gengibre

- Gingerol: possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre. 

- As propriedades terapêuticas do gengibre se devem à ação conjunta de várias substâncias, principalmente encontradas no óleo essencial, rico nos componentes medicinais canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona. 

- Substâncias termogênicas: ativam o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura corporal. 

- Vitamina B6, potássio, magnésio e cobre: propriedades pouco relevantes levando-se em conta o consumo diário da planta. Como é uma especiaria, bastam pequenas quantidades do gengibre no chá ou preparações culinárias para aromatizar as preparações. 

Benefícios
 
 
O gengibre combate enjoos, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer e perda de apetite. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos. Além disso, combate o mau hálito, cólica menstrual e até ressaca. Devido ao seu poder anti-inflamatório, é usado para aliviar dores decorrentes da artrite, dores musculares, infecções do trato respiratório, tosse e bronquite. 
 
 
Além disso, o gengibre desempenha um importante papel na dieta, pois estimula olfato e paladar, contribuindo com a diminuição do uso do sal para temperar os alimentos. O chá, por sua vez, aumenta o consumo de líquidos, favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas. 
 

Alimentos termogênicos, como o gengibre são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico. As substâncias termogênicas contidas no gengibre têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem favorecer o emagrecimento. O gengibre pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. No entanto, sabe-se que não existem milagres quando o assunto é perder peso. Para que o consumo de gengibre com este objetivo mostre resultado, é necessário aliá-lo à dieta regrada e exercícios físicos.

Mitos e verdades sobre os benefícios do gengibre

 

Gengibre tira o mau hálito

Verdade. Por mais que nem todo mundo goste do cheiro do gengibre, já foi comprovado pela ciência que ele pode estimular uma enzima na saliva capaz de decompor substâncias que causam um mau odor. Com isso, o alimento pode garantir um hálito fresco e saudável.

O alimento faz mal pro estômago

Mito. Na verdade, o efeito aparenta ser o contrário. O gengibre pode oferecer um efeito protetor no sistema gastrointestinal, principalmente em relação ao esvaziamento gástrico e à disritmia, atuando como um intensificador digestivo. Ele também é capaz de trazer alívio para dores na região estomacal.

Ele pode aliviar dores de garganta

Verdade. A explicação está na presença de uma substância chamada gengirol, que atua como anti-inflamatório, imunomodulador e bactericida. 

É aliado no combate à obesidade

Parcialmente verdade. A raiz de gengibre pode auxiliar na regulação da microbiota intestinal, o que, por sua vez, pode resultar em mudanças no peso corporal e na inflamação de baixo grau. Mas, por outro lado, a quantidade que um ser humano pode ingerir de gengibre é pouca para obter tais benefícios de maneira mais acentuada.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

O Poder do Gengibre. Meu Pratinho Saudável. Disponível em: www.meupratosaudavel.com.br Acessado em: 13/06/2021.
 
Franco, P. Chá de Alecrim e Chá de Gengibre. Benvenutri. Disponível em: www.benvenutri.blogspot.com Acessado em: 13/06/2021.
 
Conheça os reais benefícios do gengibre. Nutritotal. Disponível em: www.nutritotal.com.br Acessado em: 13/06/2021.

Thomas H. et al. Pungent tasting substance in ginger reduces bad breath. Technical University of Munich (TUM), 2018.

Sun J. et al. Ginger on Human Health: A Comprehensive Systematic Review of 109 Randomized Controlled Trials. Nutrients, 2020.

Nenhum comentário: