Nativo da Ásia, onde é cultivado há mais de 5 mil anos, o manjericão também é conhecido como basílico ou alfavaca. É uma planta com sabor e aroma inconfundíveis, da mesma família da hortelã e do orégano, a Lamiaceae.
Embora muito parecidos, existem variados tipos de manjericão. O mais comum no Brasil é a alfavaca, cuja folha é fina e o sabor é de média intensidade. Já o manjericão italiano é mais amargo e tem um leve sabor de cravo, perfeito para fazer um molho pesto. Há também o manjericão roxo, de sabor suave, que fica lindo decorando pratos.
O manjericão é nutritivo e tem baixo índice calórico: são apenas 20 calorias a cada 100 gramas consumidos. Suas folhas são muito utilizadas como tempero, mas também podem ser servidas compondo saladas, molhos, refogados, sopas e até em chás e sucos. Quando usadas em receitas quentes, seu aroma é suavizado.
Uma boa maneira de preservar o manjericão é lavar e secar bem as suas folhas, descartando o seu talo antes de guardar em potes de vidro com boa vedação. Desta forma, eles podem ficar armazenados na geladeira por até cinco semanas. Outra forma de preservá-los é picando bem as suas folhas e colocando-as em um vidro com azeite.
O consumo do manjericão também é muito associado a uma série de benefícios à saúde, pois ele é fonte de fibra dietética e em vitaminas A, B, C, E e K, além de ser uma boa fonte de minerais, contendo zinco, cálcio, manganês, magnésio, ferro e potássio.
Além disso, possui propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, digestivas e antioxidantes, que podem ajudar a prevenir os efeitos do envelhecimento, evitando os danos causados por radicais livres no fígado, cérebro e coração.
O manjericão também é rico em óleos essenciais, além de ter ótimas quantidades de taninos, saponinas e flavonoides, que têm propriedades diuréticas e sedativas, ajudam a prevenir resfriados, pressão alta e insônia.
Peça ao seu nutricionista dicas de como pode adicionar o manjericão à sua rotina alimentar e tenha certeza de que vai agregar não só sabor às suas refeições, mas também saúde ao seu corpo e sua vida.
#manjericão #manjericao #manjericaofresco #saboresaude #saborenutricao
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário