domingo, 14 de agosto de 2022

Feijão e a Prática de Atividade Física

 


Existe um grande mito em torno do consumo do feijão por praticantes de atividade física, já que a grande maioria não acrescenta esse tipo de leguminosa às refeições porque acredita ser prejudicial. Isso surgiu devido algumas teorias de que o feijão engorda, causa problemas de digestão e flatulências que atrapalham no momento do treino e possui fatores antinutricionais que impedem a absorção de alguns nutrientes, prejudicando a hipertrofia.

Porém, tudo não passa de uma crença sem fundamento, já que o feijão é um alimento bastante nutritivo, que potencializa o aporte proteico das dietas e favorece uma alimentação diversificada e equilibrada, principalmente aos praticantes de atividade física. Além de ser fonte de proteína de origem vegetal, é rico em ferro e em fibras que proporcionam maior sensação de saciedade.

Quanto à formação de gases gastrointestinais provenientes das leguminosas, uma boa alternativa é deixá-las por pelo menos 12 horas de remolho e eliminar a água antes do seu cozimento, desta forma também, os fatores antinutricionais são diminuídos consideravelmente, não atrapalhando a absorção de outros nutrientes.

Outro motivo que desestimula o consumo desse tipo de leguminosa por praticantes de atividade física, é o fato das dietas de fisiculturistas americanos não conterem feijão, simplesmente porque não é um alimento comum nos EUA. Desta forma, estes planos alimentares vão para revistas e livros da área, viram tendências e passam a falsa ideia de que o feijão não deve ser consumido.

Devido sua disponibilidade e presença no hábito alimentar dos brasileiros, esse produto pode e deve ser considerado em dietas, até mesmo para favorecer a hipertrofia muscular, já que cada 100g de feijão cozido fornece cerca de 6g de proteína. Para veganos ou vegetarianos é, inclusive, uma ótima alternativa para substituição da proteína de origem animal.

Alguns estudos também mostram que o consumo de leguminosas pode diminuir em 22% o risco de doença coronária, por melhora do perfil lipídico e diminuição da pressão arterial, além de auxiliar na prevenção de diversas doenças crônicas como diabetes mellitus e obesidade.

Portanto, o consumo de feijão, como parte de uma alimentação saudável e equilibrada, pode ajudar a suprir as recomendações nutricionais e interferir positivamente na saúde e ganho de massa dos praticantes de atividade física.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Costa, JB. Feijões e a Prática de Atividade Física. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Disponível em: www.codeagro.agricultura.sp.gov.br Acessado em 14/08/2022.

 

Nenhum comentário: