sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Hipercalemia: Por que estar atento aos níveis de potássio?

 


O potássio é um mineral essencial na manutenção da saúde muscular e cardíaca, portanto é necessário estar atento aos bons níveis deste nutriente. O excesso de potássio é o que chamamos de Hipercalemia, potencialmente perigoso para pessoas com doença renal crônica. 

 

O que é o potássio?

O potássio é um nutriente amplamente encontrado em nosso organismo. Ele tem origem mineral e possui papel importante no funcionamento dos rins, músculos, na corrente sanguínea e ossos. O potássio em nosso organismo é excretado pelo sistema urinário, sendo que a desregulagem de níveis de magnésio, sódio, bem como alguns problemas renais, podem afetar esta excreção.

Em quais alimentos encontramos potássio?

Dos alimentos que contém potássio a mais lembrada certamente é a banana. De fato, além de ser rica em potássio, a banana também é saudável pois possui Vitaminas C e do Complexo B, além de fibras. Apesar de ser a mais conhecida em termos de potássio, este mineral também é encontrado em outros alimentos como:

Abacate: Esta fruta possui ainda mais potássio do que a banana, e também é rica em fibras e gorduras monoinsaturadas.

Batata doce: A batata doce possui baixo índice glicêmico, e alto teor de potássio

Água de coco: Além de ser rica em nutrientes antioxidantes e potássio é uma ótima substituta para as bebidas açucaradas;

O potássio é um mineral importante para o organismo, no entanto, pessoas com doença renal crônica devem estar atentas aos seus níveis, uma vez que seu excesso pode ser perigoso.


 

Doença Renal Crônica e a Hipercalemia

A Doença Renal Crônica acomete o sistema renal como um todo. Pessoas que sofrem com a Doença Renal Crônica podem ter as funções renais afetadas, levando em alguns casos à incapacidade dos rins de realizarem sua função de filtragem. Quando os rins não conseguem cumprir sua função de filtragem, o paciente irá fazer este processo de forma externa, por meio da diálise que pode ser peritoneal ou hemodiálise.

Considerando que 95% do potássio que ingerimos é excretado pela urina, quando os rins não fazem esta filtragem, os níveis de potássio na corrente sanguínea podem aumentar até níveis não seguros. Ou seja, para estas pessoas, devido ao rim não ser capaz de cumprir sua função da forma correta, o potássio em grande quantidade pode se tornar um risco ao organismo. Este excesso de potássio chamamos de Hipercalemia.

A Hipercalemia, quando não tratada corretamente, pode causar fraqueza muscular e alterar o ritmo cardíaco. É importante ressaltar que, o potássio segue sendo um nutriente importante e pessoas com Doença Renal Crônica devem seguir instruções do profissional de saúde para adequar a alimentação e consumi-lo com cuidado. Alguns exemplos de frutas com baixo teor de potássio são abacaxi, morango, caju e caqui, além de leguminosas como couve-flor, brócolis e mandioca.

      Dicas de ouro de ouro para renais crônicos

  • Uma forma de reduzir em até 60% o potássio dos alimentos é consumi-lo sem casca e cozidos em água fervente. Lembre-se de dispensar a água após o cozimento e refogar o alimento como preferir.
  • A redução dos níveis de potássio, bem como a menor ingestão hídrica indicada para alguns pacientes em tratamento dialítico pode causar câimbras. Uma dica é alongar e fortalecer os músculos para reduzir tanto a frequência quanto a intensidade das câimbras.
  • Carambola, nem pensar! Além de seus níveis altos de potássio a carambola possui uma neurotoxina que quando não eliminada pode gerar intoxicação.
  • Repor os nutrientes perdidos na diálise é ideal para uma recuperação mais rápida do tratamento.   
  • As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento. 

    Referência Bibliográfica:

    Hipercalemia: por que estar atento aos níveis de potássio?. ProDiet Nutrição Clínica. Disponível em: www.prodiet.com.br Acessado em: 05/08/2022.

Nenhum comentário: