segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Por que Incluir o Salmão na sua Rotina?

 


Devido às propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e ao ômega-3, o peixe traz benefícios para a tireoide, para o sistema nervoso e cardiovascular, além de ser recomendado para as diferentes fases da vida

Veja abaixo 4 receitas fáceis para incluir o pescado na alimentação.

Ele está sempre presente no cardápio dos adeptos à alimentação saudável e não é para menos: o salmão, além de ser um ingrediente versátil e muito saboroso, é uma excelente fonte de nutrientes para o organismo.
O salmão possui altos valores de vitaminas e minerais, que contribuem de diferentes maneiras para o bom funcionamento do corpo. As vitaminas D e as do complexo B, encontradas no salmão, atuam na saúde óssea e ajudam a fortalecer a imunidade.

Por conter uma grande quantidade de selênio, o organismo como um todo ganha mais uma força extra: a ação antioxidante desse mineral também tem a função de estimular o melhor funcionamento da tireoide, uma vez que auxilia na produção dos hormônios dessa glândula.

Rico em gorduras poli-insaturadas, o pescado possui ação anti-inflamatória, fornece energia e é fonte de potássio, mineral importante para o controle da pressão arterial e contração muscular. Outro benefício bastante conhecido do salmão (e de peixes, em geral), é o ômega-3, um tipo de gordura que também age como antioxidante e tem participação direta na saúde neurológica e cardiovascular. Ele pode ajudar na melhora dos níveis de colesterol no sangue, tanto na redução do LDL (formada por proteína e lipídio, a molécula é considerada prejudicial, pois, em níveis elevados, permite o acúmulo de colesterol nas artérias), como na elevação do HDL (moléculas responsáveis por remover o excesso de colesterol dos tecidos corporais), sendo recomendado o consumo com regularidade por pessoas que têm esse tipo de alteração e que precisam de tratamento.
 
Para todas as fases da vida

Quer mais motivos para incluir o peixe na rotina alimentar? Para as crianças, ele pode ser um grande aliado no desenvolvimento cerebral. Já para os idosos, pode auxiliar na diminuição de problemas de memória e no aparecimento de doenças neurológicas, como o Alzheimer.
Durante a gestação, o ômega-3 é excelente para o bom desenvolvimento do bebê e pode ajudar a diminuir as náuseas - quadro muito comum durante esse período.

Como escolher um bom corte?

O salmão pode ser encontrado inteiro, em postas ou filé. Ao comprá-lo fresco, o ideal é que a carne esteja firme, não pegajosa e sem odor excessivo. Na compra da opção congelada, é fundamental observar a cor e as condições de embalagem.
 Por ser fonte de gorduras, ainda que boas, o salmão é um peixe com valor calórico mais alto que outros, como saint peter ou cação. Por isso, devemos nos atentar à porção consumida para não exceder as calorias ingeridas.

Agora que você já sabe todos os benefícios, aposte no pescado para diversificar o seu cardápio! Confira as receitas e não deixe de experimentar.

Salmão na massa folhada


Ingredientes:


2 filés de salmão
300g de massa folhada
1 gema
4 colheres de sopa de requeijão
1 xícara de espinafre picado
2 dentes de alho amassados
Sal e pimenta a gosto
 
Modo de preparo:


Em uma frigideira, despeje um fio de azeite e refogue o espinafre e os alhos amassados. Em um bowl, coloque o espinafre e os alhos refogados e misture junto ao requeijão, o sal e a pimenta. Reserve.
Abra a massa folhada conforme embalagem e acomode um filé de salmão em cada pedaço. Cubra o salmão com o creme do bowl e feche a massa, como se fosse um envelope. Unte e enfarinhe uma forma, acomode as massas e leve para assar por cerca de 25 minutos em forno médio.
 
Salmão com alcaparras simples


Ingredientes:


4 filés de salmão
½ xícara de chá de alcaparras
3 colheres de sopa de manteiga
1 dente de alho amassado
Sal e pimenta a gosto
 
Modo de preparo:


Tempere o salmão com o sal e a pimenta e, em uma frigideira untada com azeite, grelhe até que ambos os lados fiquem dourados.
Aqueça a manteiga em uma panela, refogue o alho, acrescente as alcaparras e refogue bem. Sirva por cima dos filés de salmão grelhados.



Talharim com salmão

Ingredientes:

500g de talharim
4 dentes de alho
2 xícaras de salmão em lascas cozido
3 colheres de sopa de azeite
1/3 xícara de chá de manjericão fresco
Sal e pimenta a gosto
 
Modo de preparo:


Cozinhe o talharim com água e sal, conforme instruções da embalagem. Escoe e reserve.
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho. Acrescente o macarrão, o manjericão e o salmão. Acerte o sal e sirva em seguida.
 
Tartar fácil de salmão

Ingredientes:


300g de salmão sem pele e sem gordura
1 colher de sobremesa de suco de limão siciliano
Raspas de ½ casca de limão siciliano
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:


Corte o salmão em pequenos cubinhos. Misture os demais ingredientes em uma tigela e acrescente o salmão picado. Coloque em potinhos, para moldar o formato do tartar. Desenforme direto no prato na hora de servir.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Referência Bibliográfica:

 

Guirau, R. Descubra excelentes motivos para incluir o salmão na rotina. Nutrição em Pauta. Disponível em: www.nutricaoempauta.com.br Acessado em: 22/08/2022.

 

Nenhum comentário: