quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Pêssego e Nectarina

 


O pêssego é uma boa fonte de betacaroteno, vitamina C e K e é boa fonte de pectina. O pêssego também tem baixo valor calórico e é rico em antioxidantes, importante para combater os radicais livres. Além disso, em menores quantidades no pêssego, aparecem a vitamina B5 e o ferro.

As nectarinas tem aparência semelhante a do pêssego, porém são mais doces. São fontes razoavelmente ricas de betacaroteno e potássio. Fornecem quantidades moderadas de vitamina C e também são ricas em pectina, uma fibra solúvel, que auxilia no combate a diarreia, aumenta a saciedade e ajuda no controle da glicemia.

Ao comprar, prefira os pêssegos de casca firme, mas não dura, de coloração de fundo creme ou amarelo-avermelhada. Evite os frutos verdes. A melhor época para comprar o pêssego nacional é em novembro e dezembro. Já o importado é encontrado nos meses de dezembro, fevereiro e março.

As nectarinas devem ter coloração de fundo amarelo ou laranja (e não verde) entre as áreas vermelhas. Quando maduras cedem se pressionadas suavemente e têm cores vivas e polpa macia. Os melhores meses para compra são janeiro, março e dezembro para importada e novembro e dezembro para a nacional.

 


Texto elaborado por: Patrícia Bertolucci

 

Nutricionista pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

 

Assessoria a Clubes e Empresas ligadas ao esporte ou com interesse em qualidade de vida.

 

Responsável pela empresa Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: