A coalhada é um alimento probiótico, lácteo, de altíssimo valor nutritivo, natural e muito consumido em todo o mundo. Ela é a parte sólida resultante da coagulação do leite e sua produção se dá através da fermentação natural ou estimulada do leite. Além de ser uma delícia e não conter conservantes, a coalhada faz bem para a pele, para o funcionamento do intestino e ajuda na redução do mau colesterol.
A coalhada se destaca por seu elevado valor biológico e pelas proteínas existentes no leite fermentado, que aumentam a biodisponibilidade de vitaminas do complexo B no intestino humano, fazendo com que o organismo absorva mais cálcio. Inclusive, a própria coalhada contém grandes quantidades deste nutriente, o que a faz ser indicada para pessoas com deficiência de cálcio (pacientes com osteoporose, por exemplo) e para crianças em fase de crescimento.
Consumir coalhada também ajuda a equilibrar sua flora intestinal e a prevenir o crescimento de microrganismos patogênicos, que poderiam causar doenças. Ela é rica em lactobacilos, que ajudam, inclusive, em casos de constipação intestinal (prisão de ventre).
A coalhada pode ser feita em casa, com um processo de fermentação que muda a consistência do leite e deixa seu sabor levemente mais ácido. Neste processo, as bactérias transformam a lactose (que é o açúcar do leite) em ácido láctico. Por isso, a coalhada é mais facilmente digerível - podendo geralmente ser consumida até mesmo por pessoas com intolerância à lactose. Quando elaborada a partir do leite desnatado, a coalhada chega a ser 6 vezes mais digerível que o leite comum.
Combine sua coalhada com frutas frescas e cereais, deixando-a ainda mais saborosa. Mas lembre-se de consumir sempre com moderação, pois a coalhada é uma grande fonte de energia, com 256 calorias para cada 100g.
Conte comigo para elaborar um plano alimentar personalizado para você, incluindo a coalhada e muitos alimentos saudáveis, deliciosos e compatíveis com suas necessidades e objetivos.
#coalhada #coalhadasaudavel #coalhadanatural #lactobacilos #alimentacaointeligente
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário