O fruto, natural da região amazônica, é rico em nutrientes e pode ser considerado o primo menos popular do cacau, já que são da mesma família.
O cupuaçu é tão rico quanto o primo em termos de nutrientes, já que possui carboidratos, fibras, flavonoides, carotenoides, vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais como cálcio, ferro e fósforo.
Todos esses aspectos nutricionais trazem diversos benefícios para a saúde, como a prevenção de doenças neurológicas e de lapsos de memórias, proteção do sistema imunológico e manutenção da saúde óssea e dentária.
Você sabia que o cupuaçu é utilizado na produção de um produto muito parecido com o chocolate, chamado cupulate? A diferença, além do sabor, é que o cupulate tem quase o dobro de vitamina C e quatro vezes mais potássio do que o cacau. Já o teor lipídico do cupulate é quase 10 vezes maior do que o fruto que dá origem ao chocolate.
Como oferecê-lo à criança
Sempre que possível, o melhor é oferecer o fruto in natura para a criança. Contudo, em muitas regiões do Brasil, ainda não é possível encontrar o cupuaçu em feiras e supermercados. Nesse caso, a polpa congelada da fruta pode ser uma boa alternativa, apesar da perda significativa de alguns nutrientes durante o processo de congelamento.
Você pode utilizar o fruto para preparar cremes, combiná-lo com outras frutas, preparar sucos e até mesmo na produção de sorvetes caseiros e saudáveis.
Período de Safra
Janeiro e de Junho-Julho.
De Vuono, T. 101 alimentos para seu filho comer antes de crescer. 1 ed. Bauru, São Paulo: Astral Cultural, 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário