domingo, 1 de outubro de 2023

Dicas de Alimentação Para Quem Passou dos 60

 

Envelhecer é um processo biológico natural e inevitável. É um momento em que os cuidados com a alimentação podem requerer alguns ajustes, para acompanhar mudanças naturais do corpo.

Com a mesma alegria e desejo de viver de outros tempos, nesta fase é preciso investir em bons hábitos, que incluam uma boa alimentação, diversificada e rica.

Priorize alimentos naturais. Se puder, prefira os orgânicos. Frutas, verduras e legumes frescos estão entre os chamados alimentos reguladores, que contêm vitaminas, minerais, fibras e água, e que ajudam o organismo a funcionar melhor.

Insira as gorduras boas em suas refeições. Elas ajudam a evitar doenças cardiovasculares e neurológicas, auxiliando também na memória e concentração. Elas estão presentes no azeite, nas castanhas, no abacate e em algumas sementes.

Depois dos 60 o intestino pode ficar um pouco mais preguiçoso. Por isso, não deixe de consumir fibras! Elas promovem saciedade, ajudam a reduzir o colesterol e controlar a glicose. Estão presentes em cereais integrais, frutas e hortaliças.

Inclua também alimentos ricos em ômega 3, como peixes e folhas verdes escuras. Eles têm efeitos anti-inflamatórios.

Lembre-se das proteínas, que são fundamentais no processo de formação de novas células e são aliadas no combate à anemia. Carnes magras, queijos, iogurte, ovos e soja são ótimas opções.

Coma devagar, saboreie cada alimento e mastigue bem. Se preferir, pique ou rale os alimentos mais duros, para facilitar o processo de digestão.

Vivencie esta fase com prazer e qualidade. Evite excessos, hidrate-se bem, pratique atividade física, faça acompanhamento médico e consulte o seu nutricionista, para receber a indicação de uma esquema alimentar personalizado, que supra suas necessidades sem abrir mão das suas preferências.

Com bons hábitos e uma vida ativa, a alimentação é um dos muitos prazeres que estão reservados para quem já passou dos 60 - e tem disposição de sobra para ser feliz!

#melhoridade #terceiraidade #alimentaçãoterceiraidade #nutriçãogeriátrica #nutricaogeriatrica

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: