quarta-feira, 3 de julho de 2024

Edamame: Um Novo Jeito de Consumir Soja

 

Você sabe o que é edamame? É o grão da soja não maduro, ainda dentro da vagem. Ele tem um sabor delicado, muito gostoso, levemente amargo, com textura macia e aparência semelhante às ervilhas, só que um pouco maior.

O edamame não é um alimento que possa ser consumido cru. Para prepará-lo, é necessário colher as vagens da soja ainda verdes e, posteriormente, fervê-las por cerca de dez minutos, com água e sal. Antes de ser servido, ele deve ser tirado da casca - o que é bastante fácil, e até divertido, de fazer. Dá para fazer à mesa, mesmo, no momento do consumo.

Seu perfil nutricional é muito parecido com o da soja, sendo rico em carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, especialmente ácido fólico, manganês e vitamina K. Contém também potássio, fósforo, cálcio, é rico em vitaminas A, do complexo B e C.

Rico em isoflavonas, o edamame promove aumento do colesterol bom e diminui o colesterol ruim, auxiliando na redução do risco de doenças cardiovasculares. Além disso, ajuda também no alívio dos efeitos colaterais da menopausa.

É considerado uma boa escolha para quem pretende emagrecer, por ser um alimento pouco calórico: cada 100 gramas de edamame contém apenas 110 calorias. Como tem alto teor de fibras, ajuda a remover as impurezas do organismo, melhora o funcionamento intestinal e promove a sensação de saciedade.

O edamame tem sido muito usado como aperitivo, antes das refeições. Pode também ser servido em saladas, sopas, patês e outras receitas saudáveis e muito saborosas.

O edamame pré-cozido e congelado já pode ser facilmente encontrado nos supermercados. É uma ótima opção para adicionar uma "novidade" ao seu cardápio, com muitos benefícios, riqueza nutricional e um sabor delicado e delicioso. Bom apetite!

#edamame #edamames #beneficiosdasoja #proteinavegetal #sejasaudavel

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: