O jejum intermitente é um método de emagrecimento que intercala períodos de jejum voluntário relativamente prolongados, com momentos de alimentação, durante um certo intervalo de tempo.
Esta prática leva a uma redução drástica da quantidade de calorias ingeridas diariamente e, devido ao jejum prolongado, impede o corpo de criar estoque energético em forma de gordura - promovendo, ainda, a queima da gordura que esteja presente no seu organismo. O resultado é a redução do peso corporal.
As abordagens variam, mas normalmente são feitas entre 10 a 24 horas de jejum, que pode ser feito diariamente ou somente em alguns dias da semana. O mais comum é o esquema com 18 horas em puro jejum, intercalado com 6 horas em que a alimentação é permitida - as chamadas "janelas de alimentação".
Durante estas "janelas", porém, não se deve comer de tudo, as quantidades devem ser controladas e os alimentos bem escolhidos. No período de jejum deve-se ingerir apenas líquidos sem calorias, como água, chás e café sem açúcar.
Quando feita corretamente, assim como outras dietas concebidas para redução de peso e desintoxicação, o jejum intermitente pode ajudar a acelerar o metabolismo, regular hormônios e melhorar a disposição e agilidade mental, além de promover a redução de peso.
Mas é indispensável conhecer bem seu corpo e seus limites. O jejum intermitente não deve ser adotado sem que antes a pessoa consulte um nutricionista ou um médico, que a oriente e acompanhe, e que faça exames que identifiquem possíveis contraindicações ou recomendações específicas.
Lembre-se: o objetivo maior é buscar saúde. Ainda que valha a pena fazer alguns esforços, eles não podem colocar seu bem-estar em risco. No longo prazo, a reeducação alimentar é a medida mais consistente, que leva a resultados realmente duradouros.
Consulte um nutricionista para avaliar se o jejum intermitente é uma boa opção para você - e por quanto tempo. Conte comigo!
#jejumintermitente #dietaintermitente #intermitente #reeducacaoalimentar #nutricionistaclinico
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário